Professores da Rede Municipal de Ensino de Jequié estiveram reunidos, hoje (13), em frente ao Prédio sede da Prefeitura, num ato de comemoração ao Dia do/a Professor/a e ao mesmo em defesa de alguns direitos da categoria. O ato público foi coordenado pela APLB-Sindicato de Jequié.
Os professores defendem que haja a adequação do Plano de Carreira sem retrocessos nos direitos consolidados; a implantação da aposentadoria dos/as professores/as já; o rateio dos 60% dos valores remanescentes dos precatórios do Fundef que estão em conta; e direitos básicos, como a criação de políticas públicas para promover a saúde (mental/física) dos/as profissionais da educação e escolas mais seguras pata todos/as que a frequentam.
Em meio a mobilização os/as professores/as cantaram paródias, houve leitura de cordel, proferiram palavras de ordem e pediram respeito a sua formação, por nenhum direito a menos. “Estamos querendo diálogo, pois estamos sem resposta oficial sobre os precatórios do Fundef para os/as professores/as. O adoecimento na educação tem sido significativo diante da consciência de que tem direitos e que esses direitos não estão sendo implantados”, afirmou a diretora da APLB Sindicato, Caroline Moraes.
A diretoria da entidade sindical considerou o ato dos professores positivo, “apesar de não ter comparecido um número expressivo de profissionais, houve um número significativo e animado que deu vida ao movimento”.