DIA 15 DE OUTUBRO, É PARA COMEMORAR A FORÇA DA RESISTÊNCIA DAS PROFESSORAS E DOS PROFESSORES.

Neste ano de 2023, mais do que nunca, o Dia das Professoras e dos Professores é sinônimo de resistência comprometida com a valorização profissional e com a democratização da educação.

Em Jequié-BA, todo o processo de atualização salarial foi muito difícil, pois os/as professores/as tiveram que realizar algumas movimentações, paralisações e manifestações, que culminaram numa greve de 10 (dez) dias pela garantia de um direito constitucional. Essas atividades de luta iniciaram no mês de abril e finalizou no mês de setembro do corrente ano, que teve como pauta a diminuição do déficit para com o Piso Salarial Nacional na educação municipal e pela instalação de uma Mesa Permanente de Negociação.

Toda essa luta teve o desfecho neste segundo semestre, quando a gestão ofereceu 6% de atualização salarial, a partir do mês de setembro, porém ainda não institucionalizou a Mesa Permanente de Negociação; não cumpre com o Piso Nacional de 2023 no início da Carreira do magistério e tampouco retroagiu o reajuste de 6% a janeiro, considerado a Data Base para a revisão salarial da categoria. Contudo, em meio a uma luta marcada pela resistência em prol da sua valorização profissional, foi possível garantir a atualização salarial.

É preciso comemorar as resistências que ainda existem nas escolas para fazer uma educação de qualidade, uma educação que faça sentido, para fazer da escola um espaço cultural, um espaço de vivências relevantes para a formação dos cidadãos e cidadãs. É preciso comemorar as relações que se produzem na troca de conhecimento, apesar de toda a pressão social para o/a professor/a, entretanto são seres humanos e criam relações de afeto, relações produtivas e criativas. Ainda tem uma “chama acesa” da parte bonita dessa profissão, que é a amorosidade, a dedicação em contribuir para a formação de todas as outras profissões.

Muitos são os motivos para comemorar: a existência de um Plano Municipal de Educação consistente; a reforma com estruturação e modernização de escolas; a dotação das escolas com internet; a entrega de notebooks aos docentes; a compra de tablets com internet para os estudantes; o Datashow interativo para as Unidades de Ensino; as ações em democratizar a gestão escolar; a melhoria, mesmo que tímida, nos índices do IDEB; os esforços na garantia do direito de aprender; os debates reflexivos sobre os currículos escolares e tantos outros avanços, que são resultados também do esforço e das lutas históricas dos/as professores/as.

Muito foi feito, mas ainda há muito o que fazer, especialmente em ações para a elevação da Saúde dos/as profissionais em educação, através das práticas que promovam a Saúde e incentivem a sua qualidade de vida.

Indiscutivelmente, a força da resistência dos/as professores/as é motivo para comemorar.

Jequié-BA, 15 de outubro de 2023.

Juntos/as podemos muito mais.

Feliz dia da Professora e do Professor!

Aplb

Voltar ao topo