MAIS UMA TENTATIVA DA APLB EM AVANÇAR NA INTEGRALIZAÇÃO DO PISO DOS PROFESSORES MUNICIPAIS DE JEQUIÉ

Na manhã desta segunda-feira (09) houve mais uma reunião com representantes da APLB-Sindicato de Jequié, no Prédio da Prefeitura, para tentar avançar na pauta da integralização do Piso Salarial do Magistério. Dessa vez foi com o Procurador Geral do Município e a Vereadora Cida. O prefeito municipal de Jequié não compareceu devido a problemas de saúde, segundo foi informado.

Na discussão, o Procurador Geral informou que a proposta do governo municipal para a integralização do Piso de Jequié teve uma mudança, aumentou um pouco o percentual, de 20,51%, proposto anteriormente, para 28,22%, mas com a manutenção da extinção dos níveis I e II da Carreira do Magistério. Ele não deu detalhes de como ficará a situação dos professores que pertencem a esses níveis destinados à extinção.

As representantes da APLB-Sindicato reafirmaram que a categoria de professores não aceita a extinção dos níveis I e II da Carreira do magistério municipal. Defenderam novamente que a discussão de mudanças no Plano de Carreira, seja através de estudos técnicos, jurídicos e em uma comissão específica para tal objetivo.

A diretora da APLB Sindicato, Caroline Moraes, informou que a Categoria já rechaçou a proposta de extinção dos Níveis com toda a razão, pois a extinção dos níveis I e II, no futuro, desobrigará a atualização do Piso, anualmente, por parte do governo municipal. “Já passou da hora do governo municipal formular uma proposta viável, recompondo o Piso, com um cronograma para gradualmente a integralização acontecer, mas sem trazer prejuízos a Carreira dos professores. É preciso reconhecer que esses importantes profissionais do magistério municipal já tiveram prejuízos por demais, foram muito sacrificados em seus direitos, principalmente com relação ao Piso. Este momento é para avançar na integralização do PISO. Existe um financiamento próprio, que é o Fundeb, para a garantia do pagamento aos educadores, e comprovadamente, os repasses do Fundo, em Jequié, vem aumentando de forma mensal e anual”, destacou.

Para a APLB, é importante que a integralização do Piso dos professores da ativa tenha a paridade respeitada para com os aposentados e pensionistas do IPREJ.

Por fim, as professoras da APLB solicitaram que a prefeitura repensasse esse posicionamento da extinção dos níveis. “É preciso voltar atrás dessa decisão interna de governo, pois há nesse posicionamento um ‘provocar’ de conflito com os professores municipais em um momento que não é adequado para tanto. Com certeza haverá uma maneira de buscar a integralização do Piso Salarial do magistério sem provocar a indignação nos professores”, disse a diretora.

O Procurador Geral, Dr Daniel Quadros, se comprometeu em oficializar a decisão do município sobre uma proposta de integralização do piso ao Sindicato o quanto antes. As professoras Caroline, Angela e Karina informaram que nos dias 11 e 12 de maio a Educação irá paralisar as atividades docentes e que no dia 11, pela manhã, os professores estarão concentrados em frente à prefeitura de Jequié.

Mais detalhes da reunião e da proposta feita pelo governo municipal serão discutidos em assembleia com a categoria dos professores filiados a entidade sindical.

Aplb

Voltar ao topo