Undime e UPB entregam ao Governo do Estado levantamento de profissionais da educação para vacinação

 

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, seccional do Estado da Bahia (Undime/BA), e a União dos Municípios da Bahia (UPB), atendendo solicitação do Governo do Estado da Bahia, encaminharam neste sábado (10) o levantamento realizado junto aos 417 municípios baianos, sobre o número de profissionais da educação por faixa etária e grupos de risco, para inclusão no plano de vacinação do Estado da Bahia.

Para o Presidente da Undime Bahia, o Professor Williams Panfile, “a vacinação para os profissionais de educação é fundamental neste momento, uma vez que quase todos municípios estão realizando atividades remotas e distribuição dos kits merenda / alimentação”.

Os resultados indicam a estimativa de profissionais da educação das redes municipais baianas a serem vacinados. Os dados poderão sofrer atualizações periódicas, uma vez que alguns municípios ainda realizarão processos seletivos para contratação de servidores, e após a realização solicitarão junto a Undime/BA atualização dos dados.

“Os resultados do presente levantamento se constituem em estimativa de profissionais da educação das redes municipais baianas a serem vacinados. Os dados poderão sofrer atualizações periódicas, uma vez que alguns municípios ainda realizarão processos seletivos para contratação de servidores, e após a realização solicitarão junto a Undime/BA atualização dos dados”, explica o Professor Williams Panfile.

O levantamento foi realizado no período de 14 de fevereiro à 12 de março, através de formulário online respondido sob a responsabilidade dos dirigentes municipais de educação.

Durante a análise dos dados, foram definidas duas categorias:

  • Compreende-se para esse levantamento como profissionais do magistério os professores no exercício da docência ou em função de suporte à docência (Direção, coordenação, supervisão, orientação).
  • Compreende-se para esse levantamento como profissionais da educação de suporte os servidores que atuam no suporte às atividades da escola (Secretário Escolar, Auxiliar Administrativo, Agente Administrativo, Merendeira, Porteiro, Motorista, Auxiliar de Ensino (Atendente Classe e/ou Monitores de Ensino) e Auxiliar de Serviços Gerais (Enquadrar neste campo demais cargos que não estejam descriminados aqui).

Segundo o levantamento, são 250.124 profissionais da educação que precisam de vacinação, sendo 151.291 profissionais do magistério e 98.834 profissionais da educação de suporte. 43.624 são considerados profissionais do grupo de risco. A faixa etária que concentra o maior número de profissionais é de 40 a 49 anos, com 82.033 profissionais.

A Undime/BA e a UPB, manifestam a expectativa do início da vacinação dos profissionais da educação, para que se possa em um futuro breve retomar as aulas presenciais com mais segurança.

Confira a síntese do levantamento realizado.

Aplb

Voltar ao topo