Nesta sexta (12) e sábado (13), a APLB realizou, no Master Hotel, o XXI Conselho Sindical da Regional Centro-Oeste/APLB-Sindicato que contou com a presença do Professor Rui Oliveira (Coordenador da Executiva Estadual) que se encarregou da abertura oficial do evento e apresentou o histórico das lutas dos/as trabalhadores/as em educação das escolas públicas da Bahia. A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) também compareceu ao evento com a fala sobre os desafios da democracia no Brasil e no mundo.
O XXI Conselho Sindical da Regional Centro-Oeste se caracterizou como uma oportunidade riquíssima de formação para os dirigentes sindicais da APLB-Sindicato da região de Jequié. Outros temas também explanados, como: Análise da conjuntura política, econômica e social do Brasil; Atualidades, desafios e perspectiva do movimento sindical; organização do Plano de Lutas da CTB de Jequié e Região; Ação no campo da saúde mental da classe trabalhadora pelo CEREST/Jequié; Participação feminina nos espaços da liderança sindical; Reflexões sobre os caminhos para a renovação e o fortalecimento da atuação sindical.
Todos esses temas foram muito bem explanados respectivamente por: Caio Botelho (CEBRAPAZ), Jairo Araújo (Diretor Nacional CTB), Fabiano Miranda (Sindicato dos Bancários de Jequié), Rita Camargo (CERESTE/Jequié e Região), Marilene Betros (Diretora do Jurídico da Diretoria Executiva/APLB-Sindicato), José Dias e Ivone Azevedo (Departamento de Organização APLB/Diretoria Executiva Estadual).
A discussão sobre “A EJA e o Plano Nacional de Educação” foi bastante esclarecedora que teve a Diretora do Departamento de Educação da Executiva Estadual, Arielma Galvão, como facilitadora do tema. Um chamado para a cobrança da equidade no oferecimento da EJA.
Finalizando o encontro de dois dias, foi concedido um espaço para as reflexões das Delegacias e Núcleos Sindicais da Regional Centro-Oeste com propostas de atuação no interior da Bahia, que serão encaminhadas ao Conselho Geral Sindical, a ser realizado no início de 2026.