A APLB Sindicato promoveu hoje (22), como parte das mobilizações do Dia Nacional de Paralisação, um encontro do Procurador da República Dr. Flávio Matias com os professores das escolas públicas de Jequié. O evento aconteceu no Auditório da Terceira Visão e contou com um reduzido público de professores e professoras filiados ao Sindicato.
No início do evento, a Professora Angela Menezes apresentou aos professores presentes, as propostas de Lei que colocam em risco os direitos dos trabalhadores, inclusive dos educadores.
Em seguida, Dr. Flavio falou sobre a importância dos Conselhos Escolares no Espaço Escolar como um canal de diálogo dentro da escola e tirou dúvidas dos professores em relação ao tema. O procurador também apresentou o Projeto “Ministério Público pela Educação” (MPEduc), desenvolvido para ser executado em parceria com o Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual. O objetivo é o de estabelecer o direito à educação básica de qualidade para todos, promovendo melhorias no ambiente escolar.
Ainda, em sua participação, o procurador defendeu a utilização dos precatórios do FUNDEF para serem utilizados unicamente para a educação e sugeriu formar uma comissão com atores distintos para o acompanhamento e aplicação dos recursos. “Caso o dinheiro seja utilizado de outra forma, o Ministério Público deverá ser informado de imediato”, afirmou o Procurador.
A diretora da APLB, Caroline Moraes, incentivou a criação de debates na escola, dando aos conselhos escolares empoderamento devido aos vários seguimentos da escola. Caroline defende o fortalecimento da democracia dentro da escola e apóia a parceria com o Ministério Público, “Nós precisamos estar caminhando juntos, porque o nosso interesse é comum. É fazer com que o espaço escolar seja um espaço digno para todos envolvidos na Educação”, afirmou.
No dia Nacional de Paralisação, trabalhadores de vários segmentos paralisaram suas atividades em todas as cidades do país, num grande ato nacional, para combater a pauta imposta pelo governo à classe trabalhadora. A mobilização é organizada pela CNTE, pela CUT e demais centrais sindicais. Confira a pauta: Contra o PLP 257; Contra a PEC 241; Contra o PL 4567; Contra a Reforma da Previdência; Contra a Lei da Mordaça e em defesa da Lei do Piso.
Ascom APLB/Jequié