ENCONTRO SOBRE AUTOCUIDADO NA VIDA DOCENTE É REALIZADO PELA APLB DE JEQUIÉ EM HOMENAGEM AOS PROFESSORES PELA PASSAGEM DO SEU DIA.

 

Em homenagem aos professores, a APLB-Sindicato de Jequié realizou nesta sexta-feira (20) o encontro com o tema “AUTOCUIDADO NA VIDA DOCENTE: VAMOS FALAR SOBRE EQUILÍBRIO PSICOEMOCIONAL?” O encontro aconteceu no Salão da Areópago Jequieense (Praça da Bíblia) e reuniu um significativo número de professores da Rede Municipal de Ensino de Jequié.

O tema foi abordado por dois psicólogos especialistas na área da saúde mental, Micael Marques e Paula Silva. Ambos apresentaram estratégias para a promoção da saúde psicoemocional na profissão docente, além dos fatores de risco à saúde mental do professor, como síndrome de burnout, ansiedade e depressão.

A diretoria da APLB trouxe esse tema à tona para chamar a atenção dos professores municipais, como uma das pautas da valorização do seu trabalho, a questão do autocuidado como uma ação desenvolvida em meio a situações concretas da vida profissional, onde o indivíduo dirige para si mesmo atividades em benefício a sua saúde e bem-estar.

Segundo os psicólogos, a aplicação do autocuidado na rotina é uma forma de prevenir danos à saúde mental e promover a melhora na qualidade de vida, auxiliando no desenvolvimento de práticas simples e possíveis de serem inseridas na realidade da múltipla jornada dos professores. A diretora da APLB, Caroline Moraes, ressaltou que órgãos públicos municipais devem ter um olhar direcionado para a questão da saúde mental e emocional do professor, promovendo um ambiente saudável para a prática e exercício da profissão.

Ao final do encontro, os professores receberam uma lembrança do Sindicato e puderam confraternizar entre si ao som de uma boa música e um buffet preparado especialmente para homenagear os/as professores/as pela passagem do seu dia.

Veja mais fotos aqui

Aplb

Voltar ao topo