PROFESSORFES MUNICIPAIS DE JEQUIÉ DELIBERAM GREVE NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL COM INÍCIO NA PRÓXIMA SEMANA

Professores municipais de Jequié deliberaram, em assembleia desta terça-feira (05), greve na Rede Municipal de Ensino. A paralisação, sem data prevista para término, entra em vigor a partir do dia 14 de setembro, ou seja, só haverá o retorno às atividades letivas após o atendimento das reivindicações.

Durante a assembleia, a diretoria da APLB avaliou a participação dos/as professores/ na Semana de Luta da Educação Municipal que aconteceu de 21 a 24/08/2023 e fez uma retrospectiva em que foi exibido os registros de todos os documentos encaminhados pelo sindicato em 2023 ao governo municipal desde janeiro desse ano. Ao todo foram dez (10) ofícios enviados, solicitando discussões sobre a recomposição do piso salarial do magistério, através da abertura da mesa de negociação, e apenas dois ofícios recebidos por parte do executivo municipal, afirmando e reafirmando a proposta 4% de reajuste para os professores, respectivamente.

A APLB também discorreu sobre as reuniões feitas com o executivo, que foram somente duas, nos dias: 09/05/2023 com a presença do prefeito e 11/06/2023, sem a presença do Prefeito, mas com a condução da Secretária Municipal de Administração e do Procurador Geral do Município de Jequié, sem avanço da pauta econômica. Houve também a retrospectiva de todos os movimentos feitos pela categoria.  Seis (06) movimentos ao total serviram para chamar a atenção do prefeito e sensibilizá-lo, como também esclarecer a sociedade jequieense sobre a luta dos professores municipais.

Segundo a diretora da APLB-Sindicato, Caroline Moraes, foram usados todos os recursos na busca de diálogo para a resolução do problema, “falta de movimentação não foi, o que reina é o silencio e a indiferença com a atualização do Piso Salarial e a valorização do Professor, é preciso que seja demonstrada a indignação da categoria para com esse tipo de tratamento”, destacou.

Ao final foi aprovado o encaminhamento de uma notificação extrajudicial ao Prefeito e à Secretária Municipal de Educação sobre a deflagração da greve em assembleia, de imediato (06/09), e aprovada uma agenda com atividades da greve. Também houve a aprovação de um calendário de reuniões do Comando de Greve para articular as atividades de luta. Uma próxima assembleia será realizada no dia 22 de setembro para avaliar o movimento.

CONFIRA AQUI AS FOTOS DA ASSEMBLEIA

Aplb

Voltar ao topo