ESTADO DE MOBILIZAÇÃO DOS PROFESSORES MUNICIPAIS DE JEQUIÉ CONTINUA E NOVA ASSEMBLEIA PARA DEFINIR RUMOS DO MOVIMENTO É APROVADA.

Professores Municipais de Jequié aprovaram, em Assembleia nessa quinta-feira (15), a continuidade do Estado de Mobilização devido à falta de proposta do Governo Municipal em cumprir o Piso Nacional do Magistério. Foi ressaltado que o Estado de Mobilização é para interromper as atividades escolares quando o sindicato convocar para a luta da categoria. Também o Estado de Mobilização se manifesta na resistência dos trabalhadores em educação em não aceitar a coação nas unidades de ensino. Os professores devem assumir a luta por respeito e valorização também nos locais de trabalho. É preciso se atentar para que a democracia participativa seja uma ação essencial nas escolas, considerando todos os segmentos que dela fazem parte.

Ficou também deliberada a realização de uma assembleia em julho para avaliar a luta e definir sobre os rumos do movimento. A diretora da APLB-Sindicato de Jequié, Caroline Moraes, não descartou a possibilidade de mais atividades com paralisações no próximo semestre.  “Será que não temos que nos posicionarmos de forma mais potente pela falta de respostas? Precisamos da participação de todos/as vocês! A luta não é fácil, ela é grande e não para! ”, destacou a diretora.

Durante a assembleia foi feita a avaliação da audiência pública sobre o Piso Nacional do Magistério organizada pela Câmara de Vereadores, no dia 01 de junho. A APLB avaliou a importância da participação dos professores, mas considerou que algumas ausências, em se tratando da representação do governo municipal, especialmente da Secretaria Municipal de Educação, como uma retaliação ao movimento dos professores por valorização profissional. Os professores precisam refletir sobre essas ausências em uma discussão tão cara para a categoria.

A vice-diretora da APLB, Angela Menezes, falou sobre as discussões da Minuta do Plano de Carreira na Comissão de Adequação do Estatuto do Magistério e Plano de Carreira. “O que se desenha é uma luta grande da categoria mais adiante”, alertou. As discussões atuais estão concentradas nas planilhas que se referem ao financeiro da carreira, parte fundamental para tentar resolver a viabilidade da valorização profissional com o Piso na Carreira.

Ao final foram apresentadas as Tabelas do Magistério Municipal: a Tabela que é paga pela PMJ, a Tabela com o Piso atualizado e as Tabelas com perdas salariais. A diretoria da APLB informou que houve neste ano somente uma reunião no dia 09 de maio com a gestão, sem nenhum avanço com relação a apresentar uma proposta de cumprimento do Piso Nacional ao Magistério Municipal. Nessa reunião o sindicato defendeu o cumprimento da Lei Federal do Piso.

Assembleia da Rede Municipal de Ensino de Jequié aconteceu no Auditório do NTE 22 e contou com um número significativo de professores da Rede Municipal de Ensino.

CONFIRA AS FOTOS DA ASSEMBLEIA AQUI

Aplb

Voltar ao topo