APLB-SINDICATO REALIZA REUNIÃO COM PROFESSORES/AS APOSENTANDOS/AS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO PARA TRATAR DE ASSUNTOS REFERENTES AOS PROCESSOS DE APOSENTADORIA NO IPREJ.

APLB-Sindicato de Jequié realizou uma reunião, na manhã de hoje (04), com os/as Professores/as aposentandos/as da Rede Municipal de Ensino de Jequié na Câmara Municipal de Vereadores, com o objetivo de discutir assuntos referentes a tramitação dos processos de aposentadoria do IPREJ.

A diretora da APLB, Caroline Moraes, fez a apresentação da Instrução Normativa 001/22 de 30 de dezembro de 2022, com base nas orientações do Tribunal de Contas, e chamou a atenção dos/as professores/as aposentandos/as presentes para o comparecimento ao IPREJ e à Secretaria de Administração, o quanto antes, para acompanhar e sanar pendências referentes a documentação necessária à implantação da aposentadoria. “Nós, professores/as aposentandos/as da Rede Municipal de Ensino precisamos atualizar a documentação dos nossos processos de pedido de aposentadoria e adequar às exigências dessa Instrução normativa. Além disso, não esperem que o IPREJ chame cada um de vocês, é preciso ir ao Instituto para esclarecer as particularidades de cada processo. Documentação incompleta ocasiona atraso na implantação da aposentadoria e até o acúmulo dos requerimentos”, alertou a diretora.

A diretora do Jurídico da APLB, Karina Tourinho, fez a apresentação do levantamento/checklist da documentação necessária, “a ordem de implantação das aposentadorias agora é de quem tem a documentação completa, então procurem o Instituto e demais órgãos envolvidos para que possam agilizar a situação de cada um/uma”, informou a diretora.

A Diretora de Previdência do IPREJ, Sra. Luziana Freitas, junto com o presidente do Instituto, Emanuel Almeida, fizeram-se presentes no final da reunião e justificaram o atraso. Luziana indicou aos presentes a procurarem funcionárias e funcionários do IPREJ que estão habilitados para orientar e prestar outras informações. Também avisou que em junho deste ano haverá um seminário que abordará temas como Educação Previdenciária, Educação Financeira e esclarecerá sobre as novas Regras Previdenciárias.

A Professora Caroline Moraes, agradeceu a presença de todos/as, inclusive da representação do IPREJ, e apelou para que a Direção do Instituto, em reunião com o governo municipal, defenda que a implantação das aposentadorias seja uma prioridade, em que a Prefeitura Municipal venha realizar uma força tarefa no sentido de acelerar as publicações necessárias para a implantação das aposentadorias dos servidores públicos municipais e evitar a demora atual. Também lembrou que outra prioridade da luta sindical é a garantia da paridade a todos/as professores/as aposentados/as quando houver a aplicação do Piso Salarial do Magistério Municipal.

Confira aqui as fotos da reunião

Aplb

Voltar ao topo