Em reunião com o IPREJ, a APLB cobra planejamento e celeridade no processo de implantação de aposentadorias dos servidores municipais.

Na tarde de hoje (27), diretores da APLB Sindicato de Jequié se reuniram com representantes do INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE JEQUIÉ – IPREJ com o objetivo de cobrar celeridade e planejamento para a implantação das aposentadorias em 2023, devido ao acúmulo dos processos de pedidos de aposentadorias dos servidores municipais estarem a um bom tempo em tramitação. Desde o ano de 2019 não são implantadas aposentadorias dos professores.

Segundo o diretor do IPREJ, Emanuel Almeida, a direção do Instituto está se organizando para a implantação de algumas aposentadorias neste primeiro semestre de 2023, sendo de forma gradativa considerando o critério de antiguidade dos requerimentos e dando prioridades a alguns casos emergenciais: o primeiro por problemas graves de saúde dos/as aposentandos/as e por apresentar-se com a documentação atualizada e exigida pelas normativas.

O Tribunal de Contas do Município – TCM tem notificado o Instituto sobre a ausência de documentos de alguns servidores aposentados vindo a dificultar a homologação da aposentadoria. “É preciso estar atento aos documentos necessários para dar entrada no processo de aposentadoria, como também verificar a atualização dos mesmos”, alertou a Diretora de Previdência, Luziana Freiras.

A Diretora da APLB-Sindicato de Jequié, Caroline Moraes, alertou que muitos professores estão adoecidos e aguardam com ansiedade a implantação de suas aposentadorias, pois não se admite mais tempo de espera para que o IPREJ venha a implantar as aposentadorias requeridas. Será preciso um planejamento para que o quanto antes sejam publicadas essas aposentadorias. Os servidores municipais estão dispostos a realizar manifestações e paralisações em defesa do seu direito de aposentar.

Aplb

Voltar ao topo