Secretaria da Educação do Estado apresenta o resultado do IDEB à comunidade escolar

Durante live realizada na tarde desta terça-feira (15), a Secretaria da Educação do Estado apresentou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para a comunidade escolar. Na oportunidade, foi feita uma análise sobre os principais números com o objetivo de reconhecer o trabalho realizado pela rede de ensino e estimular uma maior mobilização para as próximas avaliações.
A rede estadual de ensino da Bahia alcançou o melhor  Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) na série histórica para o Ensino Médio, ou seja, desde que este indicador foi lançado, no ano de 2005. A rede saltou de 2,7 (2017) para 3,2 (2019). O dado foi divulgado nesta terça-feira (15), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC). O IDEB demonstrou, ainda, que a rede estadual teve um aumento de 0,5, ou seja, acima da média nacional, que foi de 0,4.
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou do esforço de todos nesta conquista. “Realmente, é uma data importante para a gente. Conseguimos chegar a este ponto por meio do compromisso dos gestores, professores, NTEs (Núcleos Territoriais de Educação), das universidades, dos municípios, conselhos, fóruns e estudantes, com projetos e programas, formações, o apoio integrado e  com o governador priorizando e investindo na educação com visitas a 415 escolas. Mas não vamos nos acomodar. Vamos destrinchar estes números, que são valiosos, analisando por território, modalidade e escola para nenhuma escola ficar para trás”, afirmou.
Em termos percentuais, a Bahia cresceu 18,5%, ficando abaixo apenas do Paraná, que foi de 18,9%. O IDEB também aponta crescimento nos ensinos Fundamental I e Fundamental II na rede estadual. A Bahia saiu de 4,9, em 2017, para 5,0 em 2019, no Fundamental I. Já no Fundamental II, a rede estadual da Bahia foi a que teve o maior crescimento (15,6%) entre todas as redes estaduais do país, passando de 3,2, em 2017, para 3,7, em 2019.

Aplb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo