ESCOLA MUNICIPAL DE JEQUIÉ ESTÁ SENDO CEDIDA PARA FUNCIONAMENTO DE PROGRAMAS DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

Em visita feita pela Diretoria da APLB – Sindicato de Jequié, nesta sexta-feira (21), constatou-se que a Escola Municipal Ademar Vieira, que recebe os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, está atendendo Programas da Unidade Básica de Saúde Almerinda Lomanto.

Segundo informações da Coordenadora da Unidade Básica de Saúde, a transferência para o Prédio da escola aconteceu no final do mês de julho do corrente ano e o atendimento no local iniciou em 03 de agosto. Também informou que foram transferidos para apenas ocupar as salas de aulas, os programas que não tratam de doenças altamente contagiosas: Pré-Natal, Pediatria, Otorrino, Endocrinologista (idosos e hipertensos), Leishmaniose e Tuberculose (para entrega de medicação), Doentes Mentais (para entrega de medicação) e Ultrassonografia. A previsão para a conclusão da reforma da UBS Almerinda Lomanto é de três meses.

Em conversa por telefone, na manhã desta sexta-feira, com a Gestora da Escola Municipal Ademar Vieira, pois a mesma não se encontra na cidade de Jequié, esclareceu a Diretora da APLB – Sindicato, Angela Menezes, que o Secretário de Educação a convocou para comparecer a SME no final de julho e comunicou o empréstimo do espaço escolar. Ele afirmou que seria algo provisório e que quando fosse definido o retorno às aulas, imediatamente o Prédio Escolar seria devolvido e higienizado adequadamente.

Quando a sindicalista questionou da Gestora Escolar sobre a realização de uma reunião com a Comunidade Escolar para discutir o assunto do empréstimo do Prédio, foi respondido que não aconteceu a reunião, mas houve uma consulta, pessoalmente, a duas funcionárias efetivas que fazem parte do Conselho Escolar (Presidenta e Secretária). Informou que ambas funcionárias externaram que não viam problema algum na cessão do local, já que era provisório e que o espaço escolar estava sem uso.

O problema é que neste momento que as aulas estão suspensas, a Secretaria Municipal de Educação, quando deveria atuar na estruturação da Escola Municipal Ademar Vieira, no sentido de promover a segurança sanitária para o retorno às aulas, o que estamos vendo é o funcionamento de uma Unidade Básica de Saúde e a ausência de qualquer interferência na restruturação da Unidade de Ensino por parte da gestão municipal, explica a Diretora da APLB – Sindicato, Professora Caroline Moraes.

Veja as imagens registradas.

Aplb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo