Acesse o hotsite rumo ao Centenário Paulo Freire

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) lança nesta quinta-feira (30) o hotiste Centenário Paulo Freire, que pode ser acessado no endereço: www.cnte.org.br/centenariopaulofreire. O lançamento deste espaço virtual faz parte do Dia de Esperançar, previsto na programação da 21ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública

Como ensinou Paulo Freire, “é preciso ter esperança. Mas tem de ser esperança do verbo esperançar. Por que isso? Porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. Esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. ‘Ah, eu espero que melhore, que funcione, que resolva’. Já esperançar é ir atrás, é se juntar, é não desistir. É ser capaz de recusar aquilo que apodrece a nossa capacidade de integridade e a nossa fé ativa nas obras. Esperança é a capacidade de olhar e reagir àquilo que parece não ter saída. Por isso, é muito diferente de esperar; temos mesmo é de esperançar!”. A proposta da 21ª Semana é promover a reflexão sobre que tipo de escola desejamos esperançar e divulgar essa reflexão nas redes sociais.

O hostite é uma iniciativa da CNTE para fortalecer esse movimento em memória dos ideais freirianos. Além disso, cumpre o papel de divulgar notícias, eventos, artigos e vídeos referentes ao calendário de atividades da Jornada Latino Americana de luta em defesa da educação pública, gratuita, laica e emancipadora, contra a mercantilização e privatização: rumo ao centenário de nascimento de Paulo Freire. Convocada pela Internacional da Educação para América Latina (IEAL) e pela Rede Latino-Americana de Estudos sobre o Trabalho Docente (RED ESTRADO) em 2017, esta mobilização continental defende a memória de Paulo Freire, considerado patrono nacional da educação. No centenário, em 2021, a América Latina se reunirá no Brasil para recordar e manter vivo o legado do professor Freire.

Fonte: CNTE

Aplb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo