Por mais visibilidade, Funcionários da Educação comemoram Dia Mundial

Criado em 2018 pela Internacional de Educação (IE), o Dia Mundial do Funcionário da Educação é comemorado pela primeira vez neste 16 de maio de 2019. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), afiliada da IE, enfatiza que para alcançar uma educação de qualidade é preciso buscar a valorização do trabalho dessas pessoas.

A categoria dos funcionários da educação é formada por auxiliares administrativos, merendeiras(os), auxiliares de serviços gerais, de apoio e vigilância, e cada um deles é fundamental para a escola. “O trabalho deles é imprescindível, mas muitos se sentem esquecidos e as entidades sindicais têm como meta mudar essa realidade”, ressalta Zezinho Prado, secretário de Funcionários da Educação da CNTE.

Dentro de uma instituição é importante ter o reconhecimento dos trabalhadores, por isso o Dia Mundial é tão relevante. “Assim como uma escola não funciona sem alunos e professores, não é possível uma escola funcionar sem funcionários da educação. A intenção é que todos os funcionários, em nível internacional, possam ter seu espaço dentro das entidades sindicais de seus países. Que eles tenham vez e voz, e que possamos entender que a IE é para todos aqueles envolvidos no processo educacional”, explica Zezinho.

A Internacional da Educação divulgou pesquisa inédita sobre estes trabalhadores mostrando que em todas as regiões do mundo eles não se sentem reconhecidos. A maioria são do sexo feminino e mal remunerados, ganhando menos do que o salário médio do seu país. Muitos têm condições de trabalho precárias; suas posições são frequentemente terceirizadas e colocadas em risco devido a cortes nos orçamentos de educação. Além disso, têm pouca oportunidade de progressão na carreira ou desenvolvimento profissional. Acesse a pesquisa (em inglês).

O Secretário Geral da Internacional da Educação, David Edwards, destaca: “O Dia Mundial do Funcionário da Educação é um convite para celebrar estes trabalhadores. Junte-se a nós para elevar o status deles e defender suas condições de trabalho e direitos trabalhistas”.

*Com informações da Internacional da Educação

Fonte: CNTE

Aplb

16 comentários em “Por mais visibilidade, Funcionários da Educação comemoram Dia Mundial

  1. It is appropriate time to make some plans for the long
    run and it is time to be happy. I have learn this
    post and if I may just I desire to counsel you few fascinating
    things or suggestions. Perhaps you could write subsequent articles
    referring to this article. I desire to read more issues about it!

  2. each time i used to read smaller posts that as well
    clear their motive, and that is also happening with this paragraph which I am reading at this place.

  3. Excellent blog here! Also your web site loads
    up fast! What web host are you using? Can I get your affiliate link to
    your host? I wish my web site loaded up as quickly as yours lol

  4. A person essentially assist to make severely articles I
    might state. That is the very first time I frequented your web page
    and to this point? I surprised with the analysis you made to make this actual post extraordinary.
    Wonderful process!

  5. Link exchange is nothing else however it is only placing the other person’s blog link on your
    page at proper place and other person will also do same in support of
    you.

  6. Have you ever thought about adding a little bit more than just your articles? I mean, what you say is important and everything. However think of if you added some great graphics or video clips to give your posts more, “pop”! Your content is excellent but with images and clips, this website could definitely be one of the best in its field. Amazing blog!|

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo