CNTE debate PEC que propõe Fundeb permanente Publicado

O presidente da CNTE, Heleno Araújo, participou na tarde desta terça (15) da audiência pública que debateu a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/2015, que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A reunião foi uma iniciativa da relatora da PEC, deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO).

Heleno Araújo considera positiva a ideia de tornar o Fundeb permanente e propôs ajustes para que a Proposta não seja conflitante com outras que já estão tramitando no Congresso e têm o mesmo teor. “A PEC precisa se ajustar o que está no Plano Nacional de Educação. Além disso, precisamos garantir o referencial nacional para o custo aluno qualidade, para evitar que cada estado e município crie see próprio índice. Também é necessário criar mecanismos para impedir que o recurso seja direcionado para o setor privado”, ressaltou.

O vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Elias Dinis, participou dessa audiência e relatou preocupação com a imprevisibilidade do orçamento dos municípios para a educação: “O professor precisa ser valorizado, precisa passar por qualificação. Mas pra isso precisa de financiamento constante”, destacou.

Saiba mais sobre o Fundeb
Criado em 2006 para vigorar até 2020, o Fundeb é um fundo que utiliza recursos federais, dos estados, Distrito Federal e municípios para financiar a educação básica no País, incluindo a remuneração dos professores. Acesse a PEC 15/2015 na íntegra.

Fonte: CNTE

Aplb

6 comentários em “CNTE debate PEC que propõe Fundeb permanente Publicado

  1. Can I simply say what a comfort to uncover an individual who truly knows what
    they’re discussing over the internet. You certainly understand how to bring an issue
    to light and make it important. More people must look at this
    and understand this side of the story. It’s surprising you are not more popular because you most certainly possess the gift.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo