Confira o artigo: Ser Professor: significações e motivações
RIGO, Marivana da Silva¹; MEGGIOLARO, Tiago Henrique²
Resumo: Os processos de ensino-aprendizagem, as metodologias e os paradigmas da área da Educação vêm passando ao longo dos últimos anos por mudanças significativas, acompanhadas por alterações sobre a compreensão acerca do ser professor e de seu papel no processo educativo. Com o objetivo de compreender as significações do ser professor e analisar o que motiva o grupo de professores e acadêmicos a dedicarem-se ao exercício do magistério, e conhecer quais são as significações do que é ser um “bom” professor para os alunos, desenvolveu-se entrevistas com professores, acadêmicos e alunos da educação básica. Diante da análise das respostas obtidas conclui-se que ser professor é mais do que gostar do que faz, é sentir-se motivado ao fazer e buscar minimizar a linearidade e a fragmentação dos conteúdos, diversificando seus estudos de modo a promover maior participação dos estudantes nos processos de ensino-aprendizagem, porque estudantes são sujeitos que aprendem participando e construindo.
Palavras-Chave: Professor. Aluno. Aprendizagem. Motivação