APLB SINDICATO DE JEQUIÉ AVALIA QUE O ENSINO REMOTO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE JEQUIÉ SERÁ UM DESAFIO PARA PROFESSORES E ESTUDANTES.

 

As escolas municipais de Jequié já estão se preparando para iniciar as atividades letivas no dia 22 de março deste ano, não da mesma maneira como retornavam das férias antes da pandemia, mas de forma remota, através de um ano Continuum que garanta a carga horária prevista para o estudante em uma organização curricular que contemple os anos de 2020 – 2021. Essas mesmas escolas também irão encontrar uma experiência vivida que pode ter deixado diversos impactos negativos para os estudantes, não apenas na aprendizagem, mas no desenvolvimento socioemocional causado pelo isolamento social e distanciamento escolar.

Neste retorno às aulas, os sentimentos deverão ser acolhidos, alguns professores e estudantes passaram por experiências de luto próximas a eles, de familiares, amigos e pessoas conhecidas, e as perdas vividas precisam ter um olhar especial.

A pandemia acentuou as diferenças sociais e está exigindo um novo educador, que irá se reinventar, se adaptar às tecnologias digitais, novas metodologias, transformando-se. Além disso, o acesso à internet, a infraestrutura das escolas, o suporte tecnológico e pedagógico são, no entanto, desafios para a rede municipal de ensino e estão entre os maiores problemas enfrentados no ensino remoto.

Esses problemas terão que ser minimizados pela gestão municipal neste ano, que precisa ampliar o acesso à tecnologia, adequar a infraestrutura das escolas públicas municipais, melhorar o acesso dos professores à internet, oferecer formação aos profissionais e trabalhadores em educação, adequar o currículo escolar que atenda, de forma estratégica, as peculiaridades impostas ao município nesta pandemia e às necessidades dos estudantes. “Ainda não estamos vendo alguma movimentação do município em garantir computadores e internet para professores e estudantes. Muitas escolas municipais sequer têm um laboratório de informática e as que têm, possuem computadores obsoletos e a internet é de péssima qualidade”, observa a Diretora da APLB – Sindicato, Caroline Moraes.

A diretora salienta ainda que há um investimento insuficiente na educação pública municipal e, principalmente, na carreira dos professores,“os professores municipais de Jequié estão recebendo seu salário com base no Piso Salarial de 2018, sem regência há mais de um ano, com a carreira congelada por decretos municipais e sem poder se aposentar. Uma realidade cruel para esses profissionais. No entanto estão tendo que se desdobrar para tentar aprender uma nova forma de construir conhecimento, com novas ferramentas e de maneira remota. O único suporte que receberam foi uma discussão de poucos dias na Jornada Pedagógica neste mês de março”, afirmou Caroline.

“Paulo Freire nos ensina a esperançar, a ter um horizonte de transformação e lutar para alcançá-lo. O ano de 2020 foi muito doloroso para todos nós, mas não devemos ter dúvidas de que a unidade e a vontade em avançar na educação pública, nos fará resistir, que tenhamos saúde em 2021 para enfrentar os desafios e conquistar a educação pública emancipadora que sonhamos para todos e todas. Que tenhamos um feliz Ano Letivo Continuum 2020-2021 em Jequié!”, concluiu a Diretora da APLB de Jequié.

Aplb

Voltar ao topo