6 de agosto: Dia Nacional dos Funcionários e das Funcionárias da Educação

O Brasil comemora neste sábado (6) o Dia Nacional dos Funcionários da Educação, data criada desde 2014 que tem como objetivo valorizar e reconhecer todos os trabalhadores da educação. A Lei 13.054, que instituiu este dia, fortalece a Lei 12.014 que alterou o artigo 61 da LDB, inseriu os/as funcionários/as de escola, desde que profissionalizados/as, na categoria de profissionais da educação básica, juntamente com professores e pedagogos no exercício profissional e na luta pela qualidade da educação pública.

Além disso, todos os/as que atuam dentro das unidades escolares básicas, como Técnicos em Alimentação Escolar, Técnicos em Infraestrutura Escolar, Técnicos em Multimeio Didático e Técnico em Secretária Escolar passam a ser reconhecidos como profissionais da educação, e não só mais as/os professores.

Para secretária de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), Guelda Andrade, a data é importante e simbólica, considerando que o objetivo é tirar os trabalhadores e as trabalhadoras da escola da invisibilidade e os reconhecer como importantes atores no processo educacional.

A lei foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff no dia 22 de dezembro de 2014 e publicada no Diário Oficial da União no dia seguinte. Para o autor do projeto, deputado Vicentinho (PT-SP), a proposta é uma homenagem ao trabalho qualificado dos profissionais que lidam com a educação no espaço escolar e com a formação das novas gerações e beneficiou cerca de um milhão de trabalhadores que atuam nas escolas de ensino básico.

“Ao longo da história, o professor sempre foi único visualizado, no sentido de ter formação, valorização e formação específica. Os Funcionários de escola culturalmente, foram esquecidos de todo processo, inclusive sem valorização profissional, sendo que este trabalhador e trabalhadora da escola também educam e são importantes para o dia a dia da escola”, explicou a dirigente Guelda Andrade, que é Técnica Administrativa Educacional.

“O ato de servir a merenda para as crianças, dialogar com elas, além de muitos projetos pedagógicos educativos, desenvolvidos no espaço da escola pelos funcionários de escola contribuem com o processo educativo, como por exemplo, o ato de recolher o lixo da escola é um ato técnico, mas se problematizado acerca do impacto ambiental, se torna currículo, então é um processo educativo”, avalia Guelda.

 

Fonte: CNTE

Aplb

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