A APLB – Sindicato de Jequié participou, na tarde dessa quinta-feira (23), de uma reunião com a Secretária Municipal de Educação, Professora Élvia Sampaio, e com o novo Diretor do Departamento Pedagógico, Professor Josué Leite, para avaliar a retomada das aulas na Rede Municipal de Ensino de Jequié e discutir algumas demandas pertencentes aos professores municipais.
Uma vez que algumas escolas que já retomaram às aulas no formato híbrido e/ou continuam no remoto, a APLB questionou a frequência dos professores; comparecimento dos estudantes; a estruturação das escolas municipais; o material didático disponibilizado, de higiene e manutenção da limpeza nas escolas; suporte tecnológico aos professores e estudantes; coordenação pedagógica; sobre o cumprimento dos sábados letivos; a resolução de demandas que envolvem os trabalhadores da educação e estudantes com comorbidades e a publicação das considerações do Conselho Municipal de Educação sobre o Ensino Híbrido em Jequié.
A Secretária de Educação avaliou a primeira semana de retomada das atividades letivas como “de baixa frequência” dos estudantes, mas a expectativa é que o retorno seja gradual, que crescerá nas próximas semanas. A diretora da APLB, Caroline Moraes, considerou a importância de acionar o Comitê de Busca Ativa de Jequié para auxiliar nessa questão, se preciso for.
Outro ponto tratado na reunião foi sobre viabilidade do transporte escolar, de forma imediata, para os professores que trabalham em escolas nos distritos ou na sede em localidades de difícil acesso, assim como o transporte escolar para os estudantes.
Na pauta também foi destacada a importância de uma reunião ampla com os profissionais da Educação Especial para discutir as necessidades dessa modalidade no formato híbrido. Outro ponto importante de discussão da reunião foi a solicitação pelo sindicato a SME que mantivesse atenção no acompanhamento do cumprimento dos protocolos de biossegurança nas escolas municipais, como também criar comitês escolares para monitorar a execução dos protocolos.
A APLB cobrou sobre a necessidade de garantir a licença prêmio para os professores municipais, mas, segundo a Secretária de Educação, por enquanto está suspensa, mas que a SME está organizando um decreto para disciplinar as próximas solicitações de licença prêmio. A diretoria da APLB solicitou que deseja participar da discussão do referido decreto.
Esses assuntos e outros serão tratados com detalhes durante a Assembleia Geral da Rede Municipal de Ensino, agendada para o início de outubro. Essa será presencial e seguirá os protocolos de segurança/prevenção ao Coronavírus de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Breve o Sindicato fará a convocação oficial.