Em quatro anos de mandato para governo municipal, desde 2013 a maio de 2016, o município de Jequié já teve três Secretários Municipais de Educação, aguardando o quarto nome que é o do atual governo comandado por Luiz Sérgio Suzarte Almeida (Sérgio da Gameleira). Com essa nova estrutura de governo vem a indagação: Será a educação municipal “prioridade das prioridades” nos próximos dias? O povo de Jequié, usuário da escola pública municipal, espera e merece que seja.
PERFIL DO SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO QUE O MUNICÍPIO DE JEQUIÉ NECESSITA
O crescente papel dos municípios na educação infantil, no ensino fundamental e na educação de jovens e adultos tem exigido um perfil diferenciado dos dirigentes municipais de educação, que inclui formação técnica e, ao mesmo tempo, capacidade de formulação e gestão das políticas públicas educacionais.
Hoje a escolha do secretário municipal de educação a partir de critérios técnicos e a sua inserção em processos de formação continuada é uma exigência para que a administração do ensino público municipal atenda às necessidades da população quanto à escola pública, no que diz respeito à eficiência, à competência, à prática da democracia e da cidadania.
IMPORTÂNCIA DA GESTÃO NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL
Os cargos nas secretarias de educação não podem ser preenchidos à luz de acomodações partidárias sem considerar as atribuições que cabe a cada servidor no cargo que vai ocupar. Ser responsável pelo patrimônio público não pode ser para iniciantes nem para pessoas sem formação. A área administrativa de uma Secretaria de Educação é responsável, no mínimo, pelo uso do dinheiro da educação, pelos serviços de pessoal, alimentação e transporte escolar e manutenção da secretaria e da rede de escolas.
É indispensável empoderar a gestão pedagógica das secretarias municipais de educação e das escolas. A gestão pedagógica é que deve planejar, desenvolver, avaliar e aplicar as melhorias apontadas como necessárias na busca da qualidade da educação.
A educação municipal precisa de bem mais investimentos em infraestrutura, tecnologias e pessoal, e neste último caso há a necessidade de se centrar em melhorar a carreira dos profissionais do magistério, sendo que para isso a valorização profissional é um bom começo e um passo indispensável.
OS PLEITOS EDUCACIONAIS URGENTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JEQUIÉ
a) Cumprimento do Plano Municipal de Educação aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores em 2015;
b) Criação do Fórum Municipal de Educação;
c) Autonomia financeira;
d) Melhoria do fluxo de estudantes na rede de ensino;
e) Construção, reforma e manutenção física de escolas;
f) Aquisição e manutenção de equipamentos e bens escolares;
g) Movimentação, formação e valorização dos trabalhadores em educação;
h) Gestão democrática e participativa nas escolas municipais;
i) Transporte Escolar eficiente;
j) Alimentação Escolar de qualidade;
l) Ações concretas para promover maior segurança nas escolas municipais.
Por fim, a APLB Sindicato tem manifestado inúmeras vezes que em Jequié, a hora é de mais radicalidade de ações em defesa de uma educação pública, de qualidade, gratuita, laica, democrática e socialmente referenciada.