APLB Sindicato de Jequié se reuniu, nessa segunda-feira (26), com a Secretária Municipal de Saúde, Poliana Oliveira e com Secretária Municipal de Educação, Élvia Sampaio, para discutir o plano estratégico para a reabertura das Escolas Públicas do Sistema Municipal de Ensino de Jequié, como também as providencias que precisam ser tomadas, principalmente com relação a formação dos trabalhadores em educação.
Foi discutido o cronograma de vacinação, segunda dose, dos trabalhadores em educação de Jequié; estabelecimento de uma parceria constante entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação para implementar ações de Biossegurança nas escolas públicas municipais; realizar diagnóstico sobre a estrutura física das escolas municipais; formação dos professores das escolas públicas e demais profissionais da educação para lidar com o contexto de pandemia da Covid-19 em meio ao fluxo escolar; avaliar a necessidade de adquirir equipamentos exigidos pelos protocolos de segurança sanitária; vigilância constante nas escolas para mitigar a transmissão comunitária e ter o cuidado necessário com o transporte, como também com a preparação da alimentação escolar.
Nessa reunião a secretaria de saúde divulgou os números dos trabalhadores municipais em educação (efetivos, Reda, contratados e cargos) que estão vacinados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e daqueles que já foram imunizados com a segunda dose. Confira a tabela*:
*Dados atualizados até 25/07/21 | Vacinados com a primeira dose: | Vacinados com a segunda dose: |
Trabalhador de Educação do Ensino Básico | 2.149 | 32 |
Trabalhador de Educação do Ensino Superior | 290 | 30 |
Segundo a secretaria de saúde ainda não foi feita a fiscalização/ vistoria nas escolas municipais porque ainda não estão liberadas para o retorno às atividades escolares. Também ressaltou que os protocolos destinados às escolas de Jequié já foram publicados no Diário oficial do Município para que sejam implementados gradativamente até o retorno da fase híbrida. Para a secretária de educação concorda que esse retorno deve ser de maneira escalonada, primeiramente o Ensino Fundamental I, depois o Ensino Fundamental II e por último a Educação Infantil.
A diretora da APLB solicitou que se faz necessário uma campanha para todos os profissionais de educação para estimular a vacinação, independente nomenclatura da vacina, aliada ao treinamento de biossegurança da comunidade escolar e testagem de alunos na primeira semana de aula.
Outras questões relacionadas às providências para o retorno híbrido nas escolas municipais de Jequié, que será no mês de setembro, foram discutidas nesse momento. Estiveram presentes na reunião a presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Vitória Brandão, o presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Jucelino Guimarães, a Servidora da Secretaria Municipal de Saúde, Juliane Cayres, a diretora do departamento Jurídico da APLB, Karina Tourinho e secretário da APLB, Danilo Pereira.