Professores Estaduais decidem por paralisar suas atividades nos dias 18 e 19 de fevereiro.

Em Assembleia Geral de hoje (17), professores da Rede Estadual de Ensino de Jequié decidiram pela aprovação do “Estado de Greve” com paralisação de suas atividades nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2020. A decisão foi da maioria dos professores presentes na Assembleia da Categoria realizada na Câmara Municipal de Vereadores, às 09 horas. O objetivo é chamar a atenção do Governo Estadual para a pauta de reivindicação dos Profissionais de Ensino da Educação Básica do Estado da Bahia.

A coordenadora da Regional Centro-Oeste, Dilma Santana, iniciou a Assembleia falando sobre a Revogação da Lei 14.039/2018 que altera a lei que dispõe sobre o Estatuto do Magistério (8.361/2008). Para ela, tal decisão só reforça o desmonte da Educação “essa política montada é para acabar com o servidor público, temos que ter consciência de classe”, declarou.

Outro ponto discutido foi a concessão da Gratificação de Estímulo Aperfeiçoamento Profissional (GEAP) de quem solicitou até a data da lei que a modificou. Falou também sobre o enquadramento no padrão e grau correspondentes dos professores que obtiveram formação para tal e encontram-se como subsídio, além de outros pontos de reinvindicação da Categoria dos Professores Estaduais.

A Diretora da Delegacia do Sol, Professora Caroline Moraes, informou que para este ano letivo de 2020 nossa tarefa coletiva, é imensa e vai exigir a contribuição de todas e todos na medida das possibilidades de cada um: barrar o desmonte da carreira profissional dos/as professores/as e a desqualificação do serviço público. Deveremos impedir a continuidade da aplicação de medidas que desmontam a autonomia pedagógica das escolas e, sobretudo, o papel fundamental da ação do/a professor/a.

Ao final, explicou sobre o ajuste na tabela de vencimentos do professor e coordenador pedagógico com a necessidade de estender o percentual do reajuste linear para todos os padrões e graus. Dilma enfatizou que “Piso é vencimento e não remuneração”, destacando os motivos emergentes para a paralisação: os reajustes.

A diretora da Delegacia do Sol, Caroline Moraes, chamou a atenção para o engajamento não só nas redes sociais, mas também nas ruas. A próxima Assembleia Regional será no dia 04 de março no Município de Ipiaú, conforme deliberação da Assembleia.

Aplb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo