Especialistas criticam o PL 6847/2017 que trata da regulamentação da profissão de Pedagogo

 

A reunião do Departamento de Especialistas em Educação (Despe) debateu nesta terça-feira (12), em Brasília, o Projeto de Lei 6847/2017, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de Pedagogo. O coordenador do Despe, Mário Sergio, alertou para a possibilidade desse projeto tornar pedagogos uma categoria à parte, fora do conjunto dos trabalhadores em educação, e assim precarizar condições de trabalho. “Os detalhes do projeto apontam na direção de transformar o pedagogo em um profissional liberal, que poderá se tornar pessoa jurídica, sem os direitos já conquistados pela categoria”, ressalta.

O secretário de Assuntos Educacionais, Gilmar Ferreira, avalia: “Não somos contra a criação de um conselho que regulamente a profissão do pedagogo. Mas da forma como está no Projeto, não há interesse em defender o professor e sim em fazer reserva de mercado”. Ele reforça que a licenciatura é uma habilitação conferida pelo Ministério da Educação por meio do Conselho Nacional de Educação e isso basta para que o professor exercer sua profissão em sala de aula.”Se o projeto for aprovado como está, o profissional deverá se registrar no Conselho e pagar uma anuidade que não vai ter retorno. A outra questão é que o PL chama pra si a atribuição de negociação salarial, divindindo a luta unificada que os sindicatos já fazem. Isso vai enfraquecer a categoria”, analisa.

A conjuntura também foi discutida nesta reuinião. “Há diversas tentativas para desconstruir o Plano Nacional de Educação com cortes orçamentários, terceirização e medidas que nos desafiam continuar lutando por uma educação pública que atenda a população que mais precisa dela”, relata Gilmar Ferreira. Para ele, o movimento sindical organizado precisa continuar lutando junto à população, com mobilização das bases e realização da Conferência Nacional Popular da Educação (Conape). “Com a Conape poderemos organizar nossas lutas com a participação da sociedade civil e a gente vai ter mais força pra fazer valer o Plano Nacional de Educação e assim conquistar uma educação pública de melhor qualidade”, concluiu.

Fonte: CNTE

Aplb

23 comentários em “Especialistas criticam o PL 6847/2017 que trata da regulamentação da profissão de Pedagogo

  1. Hello there, just became alert to your blog through Google, and found that it’s
    really informative. I’m going to watch out for brussels.
    I’ll be grateful if you continue this in future.

    Lots of people will be benefited from your writing.

    Cheers!

  2. I blog quite often and I really thank you for your content.

    This article has really peaked my interest. I will take a note of your site
    and keep checking for new information about once per
    week. I opted in for your RSS feed too.

  3. I think this is one of the most important information for me.
    And i am glad reading your article. But wanna remark on some
    general things, The site style is ideal, the articles is really excellent :
    D. Good job, cheers

  4. I’m extremely inspired with your writing abilities
    and also with the layout for your weblog. Is this a paid subject matter or did you customize it your self?

    Either way stay up the excellent quality writing, it’s uncommon to see a great weblog like
    this one these days..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo