Professores da Rede Estadual de Ensino irão paralisar as suas atividades em Jequié nos dias 29 e 30 de abril. Esse foi um dos encaminhamentos da Assembleia Regional da Rede Estadual, que aconteceu na manhã de hoje (25), na câmara de vereadores de Jequié, frente a proposta de reajuste apresentada pelo Governo Estadual de 5,69%, para ser pago de forma facionada (1,59% em fevereiro,2% em maio, 2% em setembro, integralizando os 5,69).
Estiveram presentes representações da APLB de Itagi, Boa Nova, Jitaúna, Jaguaquara, Itaquara, Irajuba e Ipiaú, municípios que fazem parte da Regional Centro-Oeste. Além da paralisação, os professores presentes cobraram e aprovaram a realização de um Seminário Regional para os professores da Rede Estadual de Ensino com o objetivo de debater a organização Sindical para os trabalhadores em educação.
A paralisação será em conjunto com a Federação das Entidades dos Servidores Públicos Do Estado Da Bahia – FESPEBA, com atos em Salvador na governadoria e no interior nos núcleos territorial de educação – NTEs. Em Jequié o ato acontecerá em frente ao NTE 22 (Jequiezinho), com concentração às 9h.
O Piso Salarial é um compromisso em o governo precisa construir junto a Procuradoria Geral Do Estado – PGE e APLB, buscando regularizar a situação dos professores ativos e aposentados com vencimentos abaixo do piso. Assim como construir comissão para o Plano Carreira a partir de abril com o objetivo de corrigir distorções entre padrões e graus.