Carreira do Magistério: Projetos de Lei do Estatuto e do PCR são Retirados da Pauta de Votação na Câmara de Jequié

A tão aguardada aprovação do novo Estatuto e do novo Plano de Carreira do Magistério Municipal de Jequié foi frustrada na última terça-feira (14/10), véspera do Dia do Professor. Os Projetos de Lei (PLs) que tratam da atualização da carreira dos docentes da Educação Básica Pública não foram votados e foram retirados da pauta da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores.

A decisão causou frustração em um grupo representativo de professores da Rede Municipal de Ensino que compareceu à Casa Legislativa com a expectativa de presenciar a aprovação de uma carreira considerada legítima, adequada e democrática.

Os docentes, que há anos defendem incansavelmente a valorização de todos os profissionais concursados que atuam na educação, souberam do adiamento no mesmo momento em que ouviam discursos de homenagem pelo seu dia.

“Trabalhadores que, depois de um dia inteiro de trabalho, ainda encontraram disposição para comparecer a mais um turno pela defesa da sua carreira, não puderam ter a alegria de ver se concretizar o reconhecimento que historicamente almejam”, ressaltou a diretora da APLB-Sindicato, Caroline Moraes.

Expectativa Frustrada

A atualização da Carreira do Magistério Municipal foi debatida e negociada de forma ampliada em uma Comissão instituída pelo governo municipal ao longo de um extenso período. Havia a expectativa de que o reconhecimento se tornasse uma realidade justamente neste mês de outubro, em que se celebra o Dia do Professor.

Diante do imprevisto, a diretoria da APLB-Sindicato de Jequié informou que, até a última quinta-feira (16/10), ainda não havia sido comunicada oficialmente sobre o motivo que levou à não aprovação dos projetos.

O Sindicato imediatamente encaminhou, na quinta-feira, um documento solicitando uma reunião formal com os vereadores para obter os devidos esclarecimentos sobre a retirada das matérias da pauta.

Chamado à Mobilização

A APLB-Sindicato de Jequié reforça a necessidade de mobilização da categoria. A entidade convoca os professores municipais, tanto efetivos quanto temporários, a comparecerem à Câmara de Vereadores na próxima terça-feira (21) às 17h.

O objetivo é acompanhar de perto o debate sobre a conjuntura que envolve os profissionais da educação e usar a voz em favor de que o poder público municipal confira atenção especial e priorize a carreira profissional do magistério de Jequié.

Confira AQUI o documento enviado à Câmara de Vereadores

Confira as fotos aqui:

Aplb

Voltar ao topo