Professores da rede municipal de ensino de Jequié estiveram reunidos em Assembleia geral nesta quarta-feira (24) para discutir pautas que impactam diretamente a carreira da categoria. A assembleia, convocada pela APLB-Sindicato de Jequié, aconteceu às 15h no Auditório do Sindicato dos Bancários e contou com a presença significativa de professores. A pauta do encontro foi extensa e incluiu a discussão de legislações recentes e Projetos de Lei em tramitação.
Outro ponto importante foi o Decreto nº 26.896, de 22 de setembro de 2025, que regulamentou a concessão de licença-prêmio. A diretora do departamento jurídico da APLB, Karina Tourinho, apresentou à categoria os termos do decreto para mostrar como a nova regulamentação afetaria o benefício, que é um direito dos servidores.
A assembleia também abordou a situação do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Jequié (IPREJ), a partir de uma reunião realizada com a Prefeitura no dia 19 de setembro. A situação atual da previdência municipal foi um tema sensível e de grande interesse para os professores.
Dois Projetos de Leis (PLs), de número 32/2025 e 33/2025, estiveram no centro das discussões. Eles tratam, respectivamente, do Plano de Carreira, Cargos, Remuneração e Função Pública dos Servidores da Educação Básica e do Estatuto do Magistério Público Municipal.
Slides foram mostrados detalhando os avanços desses projetos, que já estão na Câmara de Vereadores. Em contrapartida, os professores também discutiram as alterações propostas pelo Governo Municipal em setembro, que foram rejeitadas pela APLB-Sindicato. A entidade apresentou suas alternativas para os pontos de divergência.
A Assembleia serviu ainda para atualizar os professores sobre o cenário de diálogo que se desenha com o poder legislativo. Ao final, a diretora da APLB, prof. ª Caroline Moraes, apresentou a proposta de dar continuidade ao estado de mobilização da categoria para fortalecer o movimento e garantir que as demandas dos professores fossem atendidas. A proposta recebeu adesão por unanimidade dos professores ali presentes.