Aconteceu nessa segunda-feira (12), na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a I RODA DE CONVERSA DO FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JEQUIÉ com o tema: Educação pública em Jequié: indicadores, demandas e possibilidades. A APLB-Sindicato de Jequié marcou presença no evento, tendo as professoras Caroline Moraes e Rita Côrtes, ambas diretoras da entidade, como também expositoras do evento.
A professora Caroline Moraes, apresentou dados do atual Plano Nacional de Educação (PNE), especialmente sobre as metas da valorização do profissional em educação. Destacou a falta de ações dos sistemas de ensino em relação a adequação, a garantia e o cumprimento dos Planos de Carreira e sobre a indiferença de gestores para com o Piso Salarial do magistério, além da ausência das várias políticas que valorizem o profissional, que têm corroborado com o déficit de professores jamais visto na história. A Professora Rita Côrtes abordou sobre as dificuldades enfrentadas pelas as escolas de Ensino Médio em nossa cidade, abordando essencialmente o cotidiano das unidades públicas de ensino.
Em sua fala, a diretora sindical Caroline defendeu que deve haver o fortalecimento da comunicação entre a União, Estados e Municípios, visando combater as desigualdades existentes na educação pública, ainda muito significativa. É preciso avançar, na prática, no cotidiano da educação pública do nosso país. Afirmou que é urgente tornar o concurso público como uma ação legítima de ser a “porta de entrada” no serviço público, especialmente na educação.
Dividida em três blocos, a Roda de Conversa teve como discurso muito presente, por parte dos professores expositores, a necessidade de realizar a escuta permanente por parte da Secretaria Municipal de Educação de Jequié em relação as necessidades dos profissionais em educação. Dentre essas necessidades está a formação continuada como essencial para o avanço da educação, uma vez que a formação aprofundada leva a uma prática condizente com as demandas sociais. Outros pontos também foram bastante destacados por professores do “chão da escola”: a ampliação do oferecimento da Sala de Recursos em mais escolas da Rede; o cuidado com a saúde e bem-estar dos professores; a melhoria da alimentação escolar; a necessidade do aumento do financiamento para com a Educação, englobando material didático adequado, acessível e a melhoria e a modernização da estrutura física das escolas.
A Diretora da APLB-Sindicato, Caroline Moraes, considerou o evento como “um momento qualificado de exposição das diversas representações da educação pública de Jequié, bem como de escuta valorosa. ”
Confira aqui os professores participante da I RODA DE CONVERSA DO FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JEQUIÉ:
Confira as fotos do evento aqui