Na última semana, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Portaria n.º 481, de 15 de maio, instituiu o Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec). Voltado para trabalhadores/as da educação básica, o programa busca aprimorar a gestão administrativa, financeira e pedagógica das escolas, bem como melhorar os resultados de aprendizagem dos estudantes.
A formação dos profissionais compreende as dimensões pedagógica, pessoal, reacional, político-institucional e administrativo-financeira. Além disso, temas específicos relacionados aos desafios da alfabetização na idade adequada, da conectividade para fins pedagógicos e da educação/tempo integral para formação de estudantes serão trabalhados no programa.
“A formação continuada é necessária para qualquer função dentro da escola. Seja para os/as professores/as, para os trabalhadores de suporte pedagógico, da área de gestão ou para os/as funcionários/as. É na formação continuada que temos a oportunidade de analisar a nossa prática diária, aperfeiçoá-la para melhorar cada vez mais o processo ensino-aprendizagem e, assim, avançarmos para a qualidade da educação que tanto defendemos e queremos. Além disso, ela deve possibilitar que os/as profissionais progridam em suas carreiras e melhorem suas remunerações”, considera a secretária de Formação da CNTE, Marta Vanelli.
Para o diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação do MEC, Lourival José Martins Filho, “os espaços educativos da educação básica são ainda mais geradores de aprendizagem quando diretores escolares e suas equipes pedagógicas trabalham de forma colaborativa e integrada.”
Entre outros objetivos, o Proditec também visa estimular a institucionalização das trocas de experiências, o compartilhamento de boas práticas e o processo de autorreflexão entre os trabalhadores.
“O Proditec pretende potencializar a profissionalização daqueles que lutam na gestão das escolas e dos órgãos centrais da educação, colocando o trabalho colaborativo, o planejamento integrado e a troca de experiências exitosas no debate da formação na construção de escolas cada vez mais inclusivas e democráticas”, reforçou Lourival
Desenvolvimento do programa
Será da Secretaria de Educação Básica do MEC (SEB) a responsabilidade de fornecer apoio técnico e financeiro para a realização da formação. Ela deverá coordenar as ações afirmativas desenvolvidas por instituições públicas de educação superior e pelos centros de formação de profissionais da educação das secretarias estaduais e municipais de educação ou equivalentes, além de apoiar os cursos autoinstrucionais que forem disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec)
Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC