Professores da Rede Municipal de Ensino de Jequié aprovaram, nesta quarta-feira (10), o “ESTADO DE GREVE”. A decisão aconteceu em assembleia da APLB-Sindicato, no auditório do Jequié Tênis Clube. A categoria rejeitou no mês de julho a proposta da Prefeitura Municipal de Jequié em aplicar 4% de reajuste para os professores que estão com defasagem salarial de 48,62%.
Mesmo após a categoria de professores municipais aprovar e encaminhar uma Proposta Emergencial de aplicar 9,97% dividido em 05 vezes, a partir de julho deste ano, o governo municipal optou por enviar o Projeto de Lei que concede a atualização salarial em 4% aos professores para a Câmara de Vereadores, no dia 02 de agosto. O referido Projeto, além de conceder um reajuste que os professores municipais denominam como inconcebível, distorce a Carreira do Magistério Municipal de Jequié.
Para a diretora da APLB, Caroline Moraes, é preciso ter muito cuidado com as normativas de concessão de reajuste que pode trazer como “armadilha” a desconstrução da Carreira que é resultado de lutas históricas e contínuas dos professores municipais. Ela afirma que toda essa situação vivida pelos trabalhadores em educação da Rede Municipal de Ensino de Jequié é uma nítida falta de interesse em resolver a questão quando é fechado o diálogo entre o Executivo e a Entidade Sindical, ou quando não há a vontade política em criar a Mesa Permanente de Negociação, através de um instrumento normativo.
Diante desses entraves, os professores aprovaram em assembleia o Estado de Greve, a organização de um Comando de Greve e a aprovação da Semana de Luta da Educação Municipal com a realização da Operação Tartaruga nas escolas municipais, nos dias 21 e 22/08 e Manifestações com paralisação de 48h nos dias 23 e 24/08. Confira o cronograma:
DIAS 21 e 22/08 (segunda e terça-feira)
- Operação Tartaruga nas escolas municipais:
- Operação Tartaruga nas Creches e Escolas de Tempo Integral – Aulas até as 15 horas.
- Operação Tartaruga nas Escolas de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Tempo Parcial –
- Matutino até às 9h30;
- Vespertino até às 15h30.
3. Operação Tartaruga nas Escolas dos Anos Finais do Ensino Fundamental de Tempo Parcial–
- Matutino até às 9h30;
- Vespertino até às 15h30;
- Noturno até às 21 horas.
II- DIAS 23 e 24/08 (quarta e quinta-feira) – Manifestações com paralisação das atividades por 48 horas.
Também na assembleia os professores aprovaram em atenderem prontamente as convocações da Luta que serão feitas pela a APLB-Sindicato de Jequié, assim como as convocações para as próximas sessões da Câmara de Vereadores. Uma próxima assembleia geral está agendada para o dia 30 de agosto.