A APLB Sindicato de Jequié, juntamente com Professores da Rede Municipal de Ensino, acompanharam, hoje (09) na Sessão da Câmara de Vereadores, a votação do Parecer do Projeto de Lei 060/2021 sobre a Gratificação/Valorização do Magistério Municipal.
Após alguns pronunciamentos por parte dos vereadores na defesa dos professores, o placar ainda favoreceu o governo com 13 votos a 5, a favor do PL. Os professores ficaram indignados e reagiram com palavras de ordem como “rejeita” e “nosso direito, nossa luta”. Uma professora passou mal e foi encaminhada ao atendimento médico.
Amanhã (10) será votado o Projeto de Lei, denominado pelos professores de “PL da maldade”, pois ele mexe significativamente na carreira dos Professores Municipais, influenciando a redução salarial desses profissionais.
A APLB continua firme na defesa da devolução do Projeto de Lei ao Executivo Municipal, devido as inconsistências jurídicas presentes nele e reafirma irá recorrer judicialmente, se o PL for aprovado em segundo turno. A Diretora da APLB, Caroline Moraes, enfatizou que a luta deve ser coletiva e contínua para garantir um direito adquirido há vinte anos pela categoria, “é importante que os professores municipais compareçam nessa quarta-feira (10), pois esse ciclo de manifestação se fechará com a realização da segunda votação. Nossa carreira está em jogo, não iremos retroceder jamais”.