A APLB Sindicato de Jequié em parceria com a IPD ASSESSORIA, realizou na tarde dessa quinta-feira (26) a live “A SALA DE AULA DIGITAL E SEUS EFEITOS NA SAÚDE MENTAL DAS/OS EDUCADORAS/ES DE JEQUIÉ-BA”, através no canal oficial do Youtube da APLB de Jequié.
O objetivo foi discutir, com a categoria de professores, a realidade do trabalho docente no contexto de ensino remoto das redes públicas municipal e estadual de Jequié-BA, tendo como base os resultados da pesquisa virtual realizada pela APLB em julho de 2021.
A live contou com a participação de: Caroline Moraes (Professora e Diretora da APLB de Jequié-BA/Apromuje); Danilo Pereira (Professor e Secretário da APLB de Jequié/Apromuje); Ismailde Borges (Psicanalista e Diretora da IPD ASSESSORIA); Yallina Fontoura (Psicóloga – CRP: 13/IP13616); e Eder Ramos (Radialista e Mediador da live).
A Diretora da APLB, Caroline Moraes, fez a abertura da live abordando os impactos da Pandemia da Covid-19 principalmente para o ensino público, o que provocou um contexto desafiador para toda comunidade escolar. Logo depois passou a fala para Danilo Pereira, que fez a Socialização dos dados da Consulta Virtual com os/as Professores/as das Redes Estadual e Municipal de Jequié, no mês de julho.
A live seguiu com a psicóloga Yallina Fontoura sobre o tema: “Dos muros da escola aos muros virtuais: Motivos para profissionais da educação buscarem o equilíbrio psicoemocional”, para ela a pandemia veio como um “gatilho” para o aparecimento de doenças emocionais, desafiando o professor/a no sentido de trazer um aprendizado dentro desse contexto. Ao final, a psicanalista, Ismailde Borges falou sobre “Saúde mental do/da educador/a no contexto de pandemia” e fez um convite aos órgãos públicos para investir na saúde mental do/a educador/a, levando em consideração que aquele/a “velho/a professor/a” ficou no passado.
A diretora da APLB, considerou o debate como uma tomada de consciência do que vem se tornando a educação pública para o dia a dia dos profissionais da educação. Ao final, a Professora Caroline informou que a APLB de Jequié está se organizando para uma reunião com os professores municipais no intuito de discutir outras questões pertencentes à categoria.