Por iniciativa da Prefeitura de Jequié, aconteceu, na tarde desta segunda-feira, 11, no gabinete da Secretaria Municipal de Educação, no bairro Joaquim Romão, uma reunião para discussão e elaboração do Edital de convocação para eleição de diretores pro tempore. Estiveram presentes a professora Elvia Sampaio; a diretora geral do Núcleo Territorial de Educação (NTE 22), Thaisa de Farias Pereira; o assessor da Secretaria de Governo, Marlon Pereira Santos; a vereadora Maria Aparecida Souza Santos, Professora Cida; a vice-diretora da APLB-Sindicato, Ângela Menezes; e a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação.
A proposta simboliza um avanço para o setor educacional do município e dispõe sobre a eleição direta para diretores das escolas públicas do Sistema Municipal de Ensino que, quando for efetivada, vai instituir uma gestão democrática nestes espaços e a participação no processo eleitoral será assegurada aos profissionais interessados em candidatar-se à respectiva função, desde que sejam professores efetivos do quadro municipal.
“Estamos iniciando esse diálogo e queremos implementar isso o mais breve possível, pois sabemos dos resultados positivos e significativos que esta mudança ocasionará. A gestão democrática nas unidades escolares é um compromisso do nosso plano de governo e, quando acontecer, será a concretização de um grande projeto de modernização que colocaremos em execução, contando com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar. Todos nós sabemos que atualmente para estar na direção de uma unidade escolar exige-se qualificação e competência técnica e, por meio da convocação para eleição direta, independente de quem ganhar, vamos saber que tem competência para exercer a função, com dedicação e muita vontade de fazer as transformações que a escola e a comunidade escolar precisam.”, destacou o prefeito de Jequié, Zé Cocá.
Fonte: Prefeitura Municipal de Jequié