Professores da Rede Municipal de Ensino de Jequié realizaram um protesto na abertura da Jornada Pedagógica 2020, na noite de segunda-feira (2), no Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães. Vestidos com camiseta preta, a categoria chamou a atenção do governo para a valorização do magistério municipal e a retirada de direitos já conquistados pelos professores.
A manifestação foi feita durante o pronunciamento do Secretário Municipal de Educação, Paulo Roberto Andrade, que também estava representando o Prefeito Sérgio Suzart, o qual não compareceu ao evento. Foram faixas e palavras de ordem em defesa da educação pública e de seus profissionais.
A Diretora da APLB Sindicato, Caroline Moraes, fez a leitura do manifesto “Por uma escola acessível e por valorização, professor é movimento, é luta, é resistência”, uma análise da realidade nacional e da realidade local em relação a educação pública e de seus trabalhadores, e reafirmou a importância da resistência frente a visão mercantilista sobre os direitos do povo. Ela concluiu a sua fala com a seguinte frase de Angela Davis: “Será uma luta infinita e as vitórias que conquistamos nos permite imaginar novas liberdades (…)”.