A APLB Sindicato de Jequié realizou, nesta quarta-feira (27), um encontro formativo e debate sobre o Fundo de Manutenção da Educação Básica -FUNDEB Permanente e com mais Recursos da União para os professores das Redes Estadual e Municipal de Ensino. O evento aconteceu no auditório da terceira visão e foi ministrado pelo Professor Doutor em Educação Brasileira, Reginaldo de Souza. Trabalhadores em Educação, representantes de Conselhos, pais e estudantes estiveram presentes nesse importante momento de discussão do futuro da Educação no Brasil.
O encontro trouxe o debate sobre as diretrizes e desafios do novo FUNDEB e a valorização dos profissionais da Educação, onde foram levantados questionamentos em relação ao prazo de validade, a importância do financiamento para a educação básica e a construção de uma agenda de luta envolvendo tanto os professores ativos quanto os aposentados. Essa foi uma atividade do dia Dia Nacional de Mobilização pelo novo FUNDEB na Cidade de Jequié, Bahia.
O professor Reginaldo destacou que tudo que é investido na educação tem um resultado social positivo e citou as razões para apoiar a permanência do FUNDEB. “Temos várias políticas e a educação é uma delas. Precisamos do financiamento, pois sem ele, muitas escolas ficarão sem recursos e poderão até fechar. Infelizmente o Brasil está reduzindo recursos de onde não se pode reduzir”, alertou.
A diretora da APLB Sindicato, Caroline Moraes, reforçou o comprometimento dos colegas na discussão do funcionamento da educação brasileira, dos instrumentos de valorização profissional e na luta por nenhum direito a menos. A diretora regional da APLB, Dilma Santana, também se fez presente no debate defendendo a luta pelo financiamento justo na educação básica.