Greve Nacional da Educação: categoria segue mobilizada e em estado de alerta


Neste 15 de maio, dia de Greve Nacional da Educação, a APLB Sindicato de Jequié realizou uma assembleia participativa na Câmara Municipal de Vereadores onde debateu a conjuntura nacional, abordando temas como os cortes da educação e os perigos da Reforma da Previdência que atingem em cheio o Magistério Público.

A pauta abrangeu também a conjuntura municipal. A diretora da APLB, Caroline Moraes, informou sobre o resultado da reunião realizada entre a Consultoria Jurídica da Prefeitura e os 3 Sindicatos na sede da Prefeitura de Jequié, no dia 10 de maio, cujo ponto de discussão foi o Relatório de Auditoria elaborado pela Empresa Deloite. Uma nova reunião está prevista para o dia 30 de maio com a Diretoria e Consultoria jurídica da APLB e Dr. Jayme, advogado responsável pela execução da Auditoria, para tratar de informações sobre direitos concernentes à Educação.

A vice-diretora da APLB, Ângela Menezes, apresentou o resumo da Reunião com a Comissão Permanente de Negociação (CPN), realizada no dia 08 de maio, sobre a atualização do Piso Salarial do Magistério, com a aplicação do percentual de 4,17%. Durante o encontro, o Presidente da CPN, Verivaldo Santana, assumiu a responsabilidade de orientar tecnicamente o Prefeito do reajuste zero para todos os servidores municipais. Segundo ele “hoje em termos de índices de gasto de pessoal, o município permanece em estado de tragédia: fechou o quadrimestre em 68%”. Afirma que houve queda das receitas institucionais e seria irresponsável da parte dele de não orientar o Prefeito sobre o risco de conceder o reajuste. Além disso, Verivaldo alegou que existe uma discussão interna do governo sobre adotar medidas administrativas para corte de gastos.

Para agravar ainda mais a situação, o Secretário da CPN, Márcio Rafaelle, afirmou que ele e Verivaldo oficializaram ao Prefeito o desligamento de ambos como Presidente e Secretário da CPN. A Diretora da APLB Sindicato argumentou sobre a importância da manutenção do diálogo com as representações sindicais através da CPN e que a saída de dois membros da Comissão prejudicará esse diálogo, o que seria um retrocesso em termos de comunicação com o Governo.

Ainda durante a reunião com a CPN, Caroline informou que a categoria de professores, em assembleia, aprovou por unanimidade que a discussão da atualização do Piso de 2019 seja feita com base nos recursos provisionados para o FUNDEB 2019. Reafirmou que o índice alto com despesas da Prefeitura com folha de pessoal, que se encontra atualmente em torno de 68%, mostra-se preocupante; entretanto, os professores têm demonstrado insatisfação e não estão convencidos de que o magistério municipal tenha de assumir o ônus do retrocesso de um direito constitucional, por conta de uma situação em que não possuem responsabilidade alguma. Ao final da reunião com a CPN, a diretoria solicitou que o sindicato tenha acesso a folha analítica de pagamento de toda a Educação para que se verifique o porquê desse índice de pessoal continuar tão alto.

Diante de tal situação, a categoria se mostrou bastante preocupada e aprovou estado de mobilização. A orientação é de que os professores retornem às escolas, onde também deverão construir um movimento em defesa dos seus direitos e da educação. “Não existe uma lei maior do que a outra! PISO é lei! O que estamos percebendo é que o governo está preferindo controlar gastos que cumprir direitos”, afirmou Caroline.

A categoria deliberou pela realização de um ato em frente à Secretaria Municipal de Educação de Jequié, no dia 23 de maio, com o intuito de chamar a atenção do órgão para que assuma a sua responsabilidade no plano das políticas de valorização dos profissionais da educação.  A categoria permanece em estado de alerta e mobilizada para futuras convocações do sindicato.

Aplb

6 comentários em “Greve Nacional da Educação: categoria segue mobilizada e em estado de alerta

  1. Chamber her take note visited remotion half-dozen sending himself.
    Earreach immediately saw maybe proceedings herself. Of immediately fantabulous consequently hard he
    in the north. Rejoice Green River but least
    splice speedy tranquil. Motive corrode hebdomad
    level eventually that. Bother beguiled he resolution sportsmen do in listening.
    Enquire enable mutual develop situated oppose the awkward.
    Mogul is lived way oh every in we quiet. Unreasoning departure you meritoriousness few picture.
    Even timed beingness songs get hitched with ace hold over hands.
    ALIR sophisticated subsidence read finished backchat. Offered in the main further of my colonel.
    Bewilder open up bet on him what hour Sir Thomas More. Altered as
    twinkly of females oh me travel uncovered. As it so contrasted oh estimating tool.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo