PRIMEIRA ASSEMBLEIA DE PROFESSORES DELIBERA POR PAUTA DE LUTA PARA 2019

Aconteceu nesta quinta-feira (14), no Auditório da Terceira Visão, a primeira Assembleia do ano de 2019 da Rede Municipal de Ensino de Jequié. Houve uma significativa participação dos professores.

Logo no início a categoria fez um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da Escola Raul Brasil, em Suzano-SP. A diretora da APLB, Caroline Moraes exibiu um infográfico do Estado de São Paulo onde mostra o número de armas recolhidas nas escolas públicas desse Estado e ressaltou sobre a importância de ações que promovam maior segurança nas escolas, propondo que os professores promovam nas Unidades de Ensino, uma reflexão sobre a “militarização” das escolas no município de Jequié, que não podem acontecer sem que haja o debate necessário com as escolas. A militarização não pode ser uma decisão de “cima para baixo”.

Durante a assembleia foi apresentada pelo Sindicato um texto das Centrais Sindicais sobre a Mobilização Nacional no dia 22 de março contra a Reforma da Previdência proposta pelo Governo Bolsonaro, onde, neste momento, a categoria aprovou, por unanimidade, a adesão às atividades de luta que serão propostas pelas Centrais e Sindicatos. “Não vamos aceitar uma reforma da previdência que prejudique o trabalhador e que mantenha privilégios para a uma pequena parte da população”, destacou a diretora Caroline.

Também foi aprovada pela categoria a pauta de Luta para 2019 com o mote: “Tá na pauta, tÔ na luta”. A diretoria do Sindicato reforçou a importância da participação e compromisso da categoria com a pauta de luta e para enfrentar os desafios que vem pela frente.

A professora Karina, Diretora do Jurídico da APLB Sindicato de Jequié, atualizou informações sobre audiências na justiça comum local com alguns professores e algumas informações do IPREJ: o quantitativo de processos de aposentadoria da educação tramitando, posse dos Conselheiros do IPREJ e a lista da documentação necessária para requerer a aposentadoria.

Com relação ao Piso Salarial Nacional Magistério para 2019, a categoria deliberou em aguardar o estudo técnico que a prefeitura vai realizar sobre os impactos da consolidação do Piso, logo após, o governo irá convocar o sindicato para discutir esse estudo técnico. A Professora Angela, vice-diretora da APLB,  esclareceu sobre algumas informações gerais da aplicação do Piso para 2019.

Na assembleia foi informado que haverá o Processo Eleitoral da Diretoria e Núcleos da APLB Delegacia do Sol em junho. O Edital será publicado em Abril.

Uma próxima assembleia da categoria está prevista para a primeira quinzena de abril.

Aplb

3 comentários em “PRIMEIRA ASSEMBLEIA DE PROFESSORES DELIBERA POR PAUTA DE LUTA PARA 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo