Profissionais em Educação, pais, alunos e comunidade em geral participaram na segunda e terça-feira, dias 19 e 20 de fevereiro, da Jornada Pedagógica de Jequié, que aconteceu no Centro de Cultura. O encontro marca o início do Calendário Escolar de 2019 no Sistema Municipal de Ensino de Jequié. Este foi um momento importante para apresentar discussões e conhecer como será o trabalho no decorrer do ano. A APLB Sindicato de Jequié marcou presença no debate sobre melhorias da aprendizagem.
Neste ano a Jornada Pedagógica trouxe o tema Escola Publica: (RE)pensar é preciso! Como parte das ações da Jornada, no dia 20, foi apresentado pela Secretaria Municipal de Educação o Programa de Saúde da Escola – PSE. Logo após, professores da Rede Municipal compartilharam experiências exitosas vividas com alunos da Rede de Ensino.
Ao final, foi aberta uma mesa onde foi debatido o “Ensino Público Municipal- Compromisso com a Garantia dos Direitos de Aprendizagem”. Entre os debatedores, o professor Danilo Pereira, membro da APLB Sindicato de Jequié falou sobre os princípios da universalidade, progressividade, indivisibilidade, interdependência, exigibilidade e o princípio da participação, no âmbito da Educação. E ressaltou que “nas sociedades modernas o conhecimento escolar é quase uma condição para a sobrevivência e bem estar social da educação. Precisamos olhar para os documentos que são referência na nossa educação, eles já apontam caminhos para a garantia de uma educação de qualidade”. Danilo também citou o Parecer nº 8 de 2010, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica, sobre o Custo Aluno Qualidade Inicial – CAQi, que trata dos padrões mínimos de qualidade de ensino para a Educação Básica Pública.
A diretora da APLB, Caroline Moraes fez uma fala de intervenção que reforçou que os Projetos das Escolas não devem ser ações “isoladas” e sim socializadas com toda a comunidade escolar, vindo a fazer parte do Projeto pedagógico da Escola. Também salientou a importância das ações da escola como: cumprimento de currículo, produção de projetos e propostas que estejam em conexão com o Plano Municipal de Educação – PME. “Nós temos um Plano extremamente rico, construído de forma muito participativa e que precisa está sendo colocado em prática nas ações pedagógicas das Escolas”, destacou.
Esses dois dias da jornada pedagógica 2019 foram considerados bastante produtivos. No dia 20, período da tarde, a Jornada foi desenvolvida nas Escolas Municipais.