Essa semana é marcada pelo Dia da Consciência Negra, em alusão ao dia 20 de novembro quando, no longínquo ano de 1695, foi assassinado o maior líder antiescravagista das Américas, o pernambucano Zumbi dos Palmares. Sua morte serviu de troféu aos governantes da então Capitania de Pernambuco, que expuseram em praça pública sua cabeça cortada.
A crueldade das elites nacionais, refletida nesse ato de exposição da morte do grande líder popular nacional, é sintomática de todo o desprezo nutrido pelos governantes brasileiros contra o povo e suas lutas. E o mais surpreendente é a reprodução do esquecimento construído e deliberado de nossos heróis nacionais. Não por acaso, a história de Zumbi é negligenciada e subestimada nos bancos e currículos escolares, desprezando o maior dos quilombos do período colonial brasileiro e seu grande líder, Zumbi. Insistem em nos impor o esquecimento daquele que é o maior dos líderes antiescravagista de todas as Américas!
Mas nós, educadoras e educadores brasileiros/as, não deixaremos de lembrar e reverenciar essa data, que rememora nossas lutas mais nobres e, desafortunadamente, também sangrentas de nossa história. E queremos que a consciência negra na educação ultrapasse as fronteiras das escolas e dessa data. A consciência negra deve ser cultivada e fomentada todo dia, no nosso cotidiano das escolas e de nossas vidas. O combate ao racismo é uma luta que exige perseverança e vigilância, para que esse combate se espraie em nossas práticas institucionais e hábitos culturais. Em nossas relações pessoais e também políticas. A luta contra o racismo exige muito de nós todos/as! E esse combate, não tenhamos dúvidas, faz parte do bom combate a ser travado!
“UBUNTU: eu sou porque nós somos!”. Esse é o lema da campanha levada a cabo pela CNTE nesta semana em que comemoramos o Dia da Consciência Negra! Por uma escola e sociedade sem racismo! Sejamos combatentes desta nobre e urgente luta! Contra essa chaga que mancha a humanidade. Somos todas e todos Zumbi dos Palmares! Viva Zumbi! Viva Dandara! Viva o povo negro brasileiro!
Fonte: CNTE
lening 50000 euro – lening 20000 euro, 30000 lenen.
laanepenger.org – lan 30000 kroner, lan 5000 kr.
It is appropriate time to make some plans for the longer term and it’s
time to be happy. I have read this publish and if I may just I want to counsel you few interesting issues or tips.
Perhaps you could write next articles referring to
this article. I want to learn more issues approximately it!