Sindicatos, parlamentares e lideranças de todo país lançam ampla mobilização contra pacote de privatizações

 

“Eu não vendo o meu país” é o nome da campanha nacional lançada nesta quarta-feira (13) durante o seminário sobre privatizações no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) marcou presença neste debate que reuniu sindicatos, parlamentares do campo progressista, economistas e lideranças de todo o país para organizar estratégias de luta contra a onda de privatizações anunciada pelo governo federal, que reúne 57 projetos de venda de empresas e parcerias público-privadas.

O Seminário que debateu essas privatizações foi organizado pela Comissão de Legislação Participativa, com lideranças do PT, Psol, PCdoB e PDT, e mediado pelo deputado Glauber Braga (Psol/RJ). “Podem existir muitas divergências políticas aqui nesse auditório, mas aqui estamos unidos num só objetivo, que é lutar contra as privatizações”, destacou o deputado José Guimarães (PT/CE). Para ele, essa união é necessária para “lutar contra esse governo que não tem legitimidade para governar nem para privatizar o patrimônio público brasileiro”.

Essa avaliação é reforçada pelo deputado Carlos Zarattini (PT/SP): “Aqui a gente precisa fazer a luta do povo brasileiro. Não é só uma causa das categorias diretamente afetadas, o que está em jogo é o destino o Brasil, a soberania nacional”, advertiu.

Soberania popular
“Querem vender um barril de petróleo pelo preço de uma garrafa de refrigerante!”, denunciou a deputada Erika Kokay (PT/DF). Natália Lopes, diretora do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (Sindipetro), explica que há um processo em curso para transformar o país mais dependente da exploração e da exportação de produtos primários, o que leva à desindustrialização nacional, à crescente precarização das condições de trabalho e à concentração de riqueza ainda mais profunda.

“Os golpistas estão acabando com nossa soberania, e querem vender terras para estrangeiros sem nenhum limite”, alertou a Senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM). Ela explica que empresários de outros países estão interessados em explorar o potencial de biodiversidade da Amazônia e o Brasil precisa ter critérios rigorosos com relação a esse acesso. No entanto, o Congresso e o governo federal trabalham no sentido de desconstruir leis de proteção ambiental com o objetivo de facilitar a exploração predatória desses recursos.

A coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fatorelli, conclama: “É preciso partir pra ofensiva! As privatizações fazem parte de um modelo econômico concentrador!”. Ela também criticou as privatizações disfarçadas, como as que estão acontecendo na área da educação com a contratação de Organizações Sociais (OSs) para a educação pública, dentre outros artifícios.

Casa da Moeda
“Privatizar a Casa da Moeda é o cúmulo da subserviência! É crime contra o futuro do país”, frisou o Deputado Alessandro Molon (Rede/RJ). A simbólica privatização dessa instituição foi alvo de críticas contundentes. Maria Lucia Fatorelli propôs: “Vamos entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) urgente! A lei que permite a emissão de real no exterior é inconstitucional”, ressaltou.

Mobilização
Lideranças de movimentos populares nacionais e até da Conferência Nacional de Bispos do Brasil manifestaram amplo apoio na luta contras as privatizações. A presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Marianna Dias, assumiu o compromisso: “Minha geração vai lutar pela soberania desse país!”.

O dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Alexandre Conceição, declarou: “Quero dar um recado aos estrangeiros [que quiserem comprar terras e estatais]: vocês vão fazer um mau negócio! Porque com nossos facões nós vamos resistir!”. Maria Almeida Zezé, coordenadaora nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), reforçou: “Não podemos recuar. Nós do MTST estamos lutando junto contra a privatização. É melhor morrer lutando do que se acovardando”, avaliou.

A deputada Luiz Erundina (Psol/SP) explicou que o cenário no Congresso Nacional é desolador: a grande maioria dos políticos não está representando o povo brasileiro. “Eles estão acabando com a nação brasileira, não é só com os nossos direitos”, desabafou. “Sou muito grata a presença de vocês aqui nesse auditório. Esse governo tem que cair. Se mobilizem, ocupem esse congresso!”, conclamou.

Calendário de lutas
A CNTE se soma à luta contra as privatizações e se coloca à disposição para debater esse tema em seus manifestos e aulas públicas. “As nossas entidades vão pautar esse assunto das privatizações em todo país: no dia 17 de setembro teremos um ato cultural em defesa das universidades públicas e institutos de pesquisa, para um Brasil soberano e inclusivo, em Belém (PA); no dia 3 de outubro teremos atos em defesa da Petrobrás, no Rio de Janeiro (RJ); e no dia 11 de novembro faremos um ato em Brasília (DF) pela anulação da antirreforma trabalhista”.

=> Acesse a galeria de fotos deste evento no Facebook da CNTE

Fonte: CNTE

Aplb

20 comentários em “Sindicatos, parlamentares e lideranças de todo país lançam ampla mobilização contra pacote de privatizações

  1. Hi this is kinda of off topic but I was wondering if blogs use WYSIWYG editors or if
    you have to manually code with HTML. I’m starting a blog soon but have
    no coding skills so I wanted to get guidance from someone
    with experience. Any help would be enormously appreciated!

  2. Hmm it seems like your site ate my first comment
    (it was super long) so I guess I’ll just sum it up what I wrote and say, I’m
    thoroughly enjoying your blog. I too am an aspiring blog blogger but I’m still new to everything.
    Do you have any suggestions for beginner blog writers?
    I’d certainly appreciate it.

  3. Nice post. I was checking continuously this blog and I’m impressed!

    Extremely useful information particularly the last part 🙂
    I care for such information much. I was looking for this certain information for a very long time.

    Thank you and best of luck.

  4. Hiya very cool site!! Man .. Beautiful .. Superb ..
    I’ll bookmark your web site and take the feeds also?
    I am happy to find so many helpful information right here in the submit, we’d like
    develop extra techniques on this regard, thank you for sharing.
    . . . . .

  5. Hi there, I found your blog via Google at the same time as searching for a similar subject, your web site got
    here up, it appears great. I’ve bookmarked it in my google
    bookmarks.
    Hello there, just changed into aware of your blog via Google, and located
    that it’s truly informative. I’m going to watch out for brussels.
    I’ll appreciate if you continue this in future.
    Numerous other folks will be benefited out of your writing.
    Cheers!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo