APLB REALIZA SEMINÁRIO SOBRE “ESCOLA SEM PARTIDO” E REÚNE EDUCADORES E ESTUDANTES

Professores da educação básica da Rede Estadual e Municipal de Ensino e estudantes da Educação Básica e Ensino Superior participaram do Seminário “Escola (sem) partido (a) e a Dignidade Humana: Educadores, uni-vos!”, promovido pela APLB Sindicato de Jequié. O evento foi realizado na sexta-feira(18), no Centro de Cultura ACM e ministrado pelo Prof. Dr. Alexandre Fernandes.

O objetivo foi mostrar que é possível defender um sistema de ensino livre e crítico, que leve o aluno a pensar por conta própria, longe dos projetos que transformam o ato educativo em uma mera reprodução e expressão do poder vigente, assim “ser professor é ser mais que ensinar conteúdo, é ensinar a pensar”, explicou Alexandre Fernandes, relacionando o “Projeto Escola sem Partido” como um meio de “Inquisição pedagógica”.

Para Alexandre é preciso que haja o fortalecimento da escola, unir profissionais da educação para fazer a diferença, “precisamos mudar a escola, falando, produzindo, levando conhecimento a todos os estudantes e não se escondendo atrás de discursos velados”. Segundo Alexandre o “Projeto Escola sem Partido” não afeta só os professores, mas toda a sociedade.  Toda a abordagem crítica, para alguns segmentos da sociedade, é tida como “perturbadora” à ordem social, aos padrões morais da família, considerando os educadores como doutrinadores e sobre os quais devem recair a condição de obediência à ideologia dominante.

A APLB Sindicato, como defensora dos interesses históricos da classe trabalhadora, se posiciona contra qualquer ação que não promova o debate e o diálogo. Também se opõe a qualquer forma de violação aos direitos individuais, como se pode observar no Projeto “Escola sem Partido”, mais conhecida como a “Lei da Mordaça”, um tipo de norma que assalta os princípios constitucionais como o da liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento. A diretora da APLB, Caroline Moraes, em seu discurso, citou Paulo Freire, reafirmando que a educação é a chave para a transformação social e não uma mera reprodutora da ideologia dominante.

Para prestigiar esse momento singular, estiveram presentes no evento:

O Diretor Geral da Executiva da APLB Sindicato, Rui Oliveira;

O Secretário da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB de Jequié e Região), Venício Lucena;

A Presidenta do Conselho Municipal de Educação, Professora Elaine Teixeira;

O Diretor do Núcleo Territorial de Educação(NTE) 22, Professor José Calais Neto;

O representante da Câmara Municipal de Vereadores, Vereador Régis Silva;

Professores representantes da APLB Sindicato da Região.

Durante o evento houve exposições de fotografia: “Amor de Pet” por Renata Batista e de artesanato: “Ressignificando Cacos” por Luís Alberto Esperança.

Ascom APLB/Jequié

Aplb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo