Na assembleia dos professores municipais, realizada no dia 14/12, a Diretoria da APLB Sindicato de Jequié informou que após muitas cobranças e insistência, a Secretaria Municipal da Fazenda emitiu ofício ao sindicato sobre o pagamento do décimo terceiro que seria efetuado até a data limite de 20 de dezembro desse ano.
Diante dessa informação, o Dr. Italmar, advogado do jurídico do sindicato, esclareceu que não havia muito o que ser dito sobre o décimo terceiro. A recomendação é aguardar que seja feito o pagamento até o dia 20. Caso isso não aconteça, o departamento jurídico da entidade abrirá uma ação judicial e aguardará o posterior despacho do juiz plantonista.
Frente a esses esclarecimentos, os/as professores/as presentes na assembleia votou em sua maioria por aguardar a efetivação do décimo até o dia 20, após o encerramento desse prazo, caso não ocorra, será solicitado do jurídico que entre com uma ação judicial de urgência e, também, conversar com o juiz de plantão sobre a necessidade de dar urgência a questão.
Em cumprimento da decisão da referida assembleia, hoje (21) pela manhã , o jurídico da APLB de Jequié protocolou no Fórum de Jequié uma ação de Tutela Provisória de Urgência pelo não pagamento do décimo terceiro dos professores municipais de Jequié, ativos e inativos. Também buscou conversar com o juiz plantonista com o objetivo de solicitar a urgência no julgamento do caso. É necessário que a categoria aguarde o desenrolar da situação, pois o que cabia ao sindicato, foi feito.