APLB Sindicato de Jequié faz uso da Tribuna Livre em Defesa da Valorização Profissional do Magistério Municipal de Jequié.

A APLB de Jequié ocupou, nesta quarta-feira (27), a tribuna livre da Câmara Municipal de Vereadores de Jequié para mais uma vez dar conhecimento sobre a pauta de reivindicações dos Professores Municipais de Jequié e que faz parte da valorização profissional.

A Diretora da APLB, Caroline Moraes apresentou, de acordo com a Constituição Federal, que o Piso Salarial Profissional dos Professores de Educação Básica é um dos princípios da Educação e dos valores nacionais do Magistério.

Por duas vezes, em 2021, a APLB-Sindicato de Jequié propôs à gestão municipal o parcelamento do percentual de 17,43%, que é o índice acumulado do Piso Salarial Profissional em Jequié, por não ter sido atualizado em 2019 e 2020.

No dia 20 de outubro o atual prefeito, Zé Cocá (PP), encaminhou à Câmara de Vereadores, um Projeto de Lei que extingue a tabela dos percentuais da “gratificação Regência” que está implementada há mais de 20 anos. Tal Projeto também propõe uma redução salarial que virá com a extinção da gratificação valorização. A Diretora da APLB contestou sobre as condições de trabalho nas Escolas Municipais que vem adoecendo os professores, principalmente em tempos que foi preciso reinventar a educação. “é urgente ver com sensibilidade a situação dos professores tanto financeiramente como na sua condição de trabalho e saúde”, concluiu a diretora.

O Assessor Técnico da APLB Sindicato, Dr. Joel Câmara, também utilizou da tribuna livre para falar da destinação da gratificação valorização no âmbito do novo Plano de Carreira do Magistério e sobre o Projeto de Lei do Executivo Municipal que “maldosamente” extingue a tabela da gratificação de Valorização do Magistério Municipal.

Um significativo número de professores compareceu à Câmara de Vereadores de Jequié para acompanhar os pronunciamentos. Agora eles aguardam a próxima Assembleia da Categoria, que será dia 4 de novembro, no Sindicato dos Bancários de Jequié.

Aplb

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