APLB DE JEQUIÉ APOIA A CAMPANHA SETEMBRO AMARELO NAS ESCOLAS: PREVENÇÃO AO SUICÍDIO E A VALORIZAÇÃO DA VIDA

 

A APLB Sindicato de Jequié apoia que se faça a campanha Setembro Amarelo nas Escolas com o intuito de conscientizar a comunidade escolar quanto a importância de conversar sobre o tema, uma vez que falar sobre suicídio pode ser desconfortável  por ser um assunto delicado e complexo, que necessita de compreensão, discernimento.

Realizar a campanha nas escolas também é fundamental para incentivar os/as alunos/as e professores/as a buscarem ajuda psicológica quando necessário. O principal objetivo é quebrar o tabu de falar sobre suicídio e conscientizar sobre a valorização da vida, tema recorrente e sempre abordado pela APLB Sindicato.

A mudança do processo de ensino aprendizagem e todo o contexto da crise sanitária são fatores que influenciam no bem-estar de ambos os grupos (professores e alunos). Demonstração de tristeza constante, agressividade, mudança brusca de comportamento, falta de vontade para interagir, excesso ou falta de sono e apetite, diminuição no desempenho podem ser sinais de que algo não vai bem.

Como ajudar?

Ao perceber os fatores de risco, tente estabelecer uma relação de confiança, buscando ouvir a pessoa sem expressar julgamentos ou opiniões. Demonstre interesse em ajudar e permita que ela relate seus sentimentos. Em casos mais graves, é importante não deixar a pessoa sozinha, contatar seus familiares e amigos e encorajá-la a buscar ajuda profissional.

Campanhas como o Setembro Amarelo são boas oportunidades de iniciar ou intensificar os esforços da instituição em promover a conscientização de toda a comunidade escolar a respeito da seriedade do assunto.

Aplb

Voltar ao topo