APLB SE REUNE COM SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARA DEFINIR AÇÕES DA EDUCAÇÃO ANTES DO RETORNO ÀS AULAS NO FORMATO HÍBRIDO DE ENSINO

A APLB Sindicato de Jequié se reuniu, na última quarta-feira (21), com a Secretária Municipal de Educação, Élvia Sampaio, para discutir o planejamento de assuntos e demandas da educação municipal, que ainda se encontram pendentes, até o retorno das aulas no formato híbrido, previsto para 1 de setembro do ano em curso.

A pauta foi extensa e abordou pontos como a falta de resposta do Prefeito de Jequié com relação a integralização do Piso Salarial Profissional do Magistério Municipal. A Diretora da APLB de Jequié, Caroline Moraes, encaminhará a Secretária Municipal de Educação- SME três sugestões de datas para que se possa realizar uma reunião com o prefeito e a sua equipe econômica para restabelecer o diálogo sobre a integralização do Piso Salarial do Magistério Municipal.

A Secretária de Educação afirmou que estará organizando um momento de escuta dos professores com o Conselho Municipal de Educação-CME e a SME. A APLB ressaltou que é preciso criar a avaliação do Sistema de Ensino como um hábito de planejamento e replanejamento. Também é preciso corrigir as distorções da concepção do ano continuum 2020-2021 entre os professores e coordenadores pedagógicos.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, será oferecida uma live organizada pelo Pedagógico da SME com orientações e esclarecimentos de proposta pedagógica do ano Continuum 2020-2021 para o segundo semestre deste ano. Há também a organização de uma cartilha de orientação que será entregue às escolas.

Haverá a compra de Tablets para uso dos estudantes e professores em uma escola piloto do município. Ainda não há decisão de qual escola será utilizada como piloto. Também haverá a adesão de uma plataforma virtual emergencial por 60 dias, até que se realize processo licitatório de adesão de uma plataforma própria.

Sobre a informação extraoficial de ajuste salarial de alguns Cargos da educação e sobre o pagamento de hora extra aos professores do REDA: foi informado pela Secretária de Educação que haverá aumento de RTI dos cargos de Coordenadores Pedagógicos e Secretários Escolares. Segundo a Secretária Municipal de Educação, os professores do REDA receberão aula residual que se referem a um “Banco de Horas” correspondentes ao ano letivo de 2020. As Representantes da APLB-Sindicato de Jequié informaram que desconhecem a legalidade desse processo de pagamento de “Banco de Horas” a profissionais da educação do REDA, principalmente quando esse pagamento é feito com o FUNDEB.

A Secretária de Educação também informou que quanto ao Transporte Escolar emergencial aos estudantes da Rede Estadual, a partir do dia 26/07, não há nada decidido, pois ainda está em processo de discussão.

A Reunião aconteceu na Secretaria Municipal de Educação e contou com a presença da diretora da APLB, Caroline Moraes, da vice-diretora, Angela Menezes, da diretora do departamento jurídico, Karina Tourinho, da Professora Jussara Torres, além da Secretária de Educação, Élvia Sampaio.

Aplb

Voltar ao topo