COM PAUTA EXTENSA SOBRE A EDUCAÇÃO MUNICIPAL EM JEQUIÉ, APLB SE REUNE COM A SECRETÁRIA DA PASTA

A APLB Sindicato de Jequié se reuniu nessa quinta-feira (20/05) com a Secretária Municipal de Educação, Profª Élvia Sampaio, para discutir as demandas encaminhadas pelo Sindicato referentes a educação municipal e os seus trabalhadores. Também estiveram presentes na reunião a diretora do Departamento Administrativo, Zaira Caroso, e o diretor do Departamento Pedagógico Wagner Galvão.

A APLB iniciou a sua pauta, discorrendo sobre a necessidade de criar uma ComissãoTripartite para elaboração, adequação e gestão do Estatuto e Plano de Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação do Município de Jequié. Ainda reafirmou o prazo de cinco meses de trabalho para a conclusão que deverá ter a comissão, podendo ser prorrogável pelo mesmo número de meses.

O Sindicato solicitou uma atenção especial da SME para com a situação atual referente à matrícula no Sistema Municipal de Ensino e reforçou que é preciso efetuar campanha ampla de captação de alunos para a rede Municipal de Ensino. Abordou que o retorno dos professores e estudantes a qualquer agenda presencial nas escolas municipais só será seguro com a adaptação das escolas para a devida segurança sanitária e quando todos os profissionais da educação estiverem vacinados juntamente com os estudantes jovens e adultos. Enquanto isso, às atividades letivas devem seguir o plano emergencial aprovado no Conselho Municipal de Educação.

Durante a reunião também foram esclarecidos temas relacionados a formação, suporte e/ou ajuda de custo para acesso dos professores à internet banda larga e às tecnologias da comunicação digital, com o objetivo de atender aos estudantes na implementação da fase das aulas remotas que utilizará essas tecnologias; Transporte Escolar e sobre a distribuição dos kits da Alimentação Escolar.

Quanto a pauta econômica referente a atualização do PISO SALARIAL DO MAGISTÉRIO, a secretária afirmou que está aguardando a resposta do Procurador Geral juntamente com a consultoria técnica. “O prefeito acena com positividade, mas dentro das possibilidades que o município pode neste momento, sem comprometer as questões salariais futuras”, informou a secretária. Sobre a GRATIFICAÇÃO/REGÊNCIA, afirma que compreende que é um direito e que o prefeito pretende atender dentro da mesma perspectiva do PISO, “para fazermos acontecer, precisamos ampliar o número de matrículas da Rede Municipal”, concluiu.

A diretora da APLB Sindicato, profª Caroline Moraes, considerou a reunião produtiva. “O sindicato mostrou os problemas, mas também apresentou as alternativas ou saídas. Somos propositivos. O sindicato levanta a bandeira da valorização dos profissionais da educação para que o ensino se torne de qualidade e democratizado”, concluiu.

Confira o resumo da pauta AQUI

Aplb

Voltar ao topo