APLB se reúne mais uma vez com o Prefeito Zé Cocá para discutir atualização do Piso Salarial do Magistério

Representantes da APLB Sindicato de Jequié se reuniram hoje (3) com o Prefeito Municipal Zenildo Brandão (Zé Cocá), o Procurador Geral do Município, a Secretária Municipal de Educação e a Vereadora  Presidenta da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores para discutir a atualização do Piso Salarial do Magistério, que é prevista por lei federal e que está congelado em Jequié por dois anos.

O Assessor jurídico da APLB, Dr. Joel Câmara, esteve presente na reunião e esclareceu um estudo contábil apresentado pela entidade sindical, onde se aplica o percentual de 2019 e 2020, para que o prefeito possa resolver o problema o quanto antes, na tentativa de reparar essa outra injustiça cometida para com os professores municipais. As professoras representantes do sindicato expuseram o resultado da Consulta Virtual realizada pela APLB, onde os/as filiados/as puderam escolher, por meio de questionário virtual, entre a proposta encaminhada pela Gestão Municipal e a formulada pela APLB de Jequié com relação a atualização do Piso Salarial do Magistério.

A Diretora da APLB Sindicato, Prof ª Caroline Moraes sugeriu que o Prefeito Zé Cocá juntamente com a Secretária Municipal de Educação, Élvia Sampaio, para criar uma comissão, onde tenha a presença do governo, do Sindicato e das assessorias técnicas para a adequação do Plano de Carreira do Magistério Municipal e assim, no âmbito de discussão da carreira, tratar do futuro da Gratificação Regência, que no momento se encontra judicializada.

Ao final da reunião, o prefeito afirmou que irá fazer um estudo técnico com relação às duas propostas apresentadas pela APLB – Sindicato de Jequié e encaminhará uma resposta até a próxima segunda-feira (11). A diretora da APLB considerou que a reunião teve sinais de compreensão da realidade vivida pelos professores municipais e avanço no sentido da gestão ter o interesse de resolver as questões debatidas, apesar do sindicato não sair com uma proposta pronta da gestão, mas ela reafirmou o interesse de tentar resolver com o encaminhamento de uma proposta futura.

Além das professoras representantes da APLB – Sindicato, estiveram presentes na reunião a diretora da Regional Centro-Oeste/APLB Dilma Santana, a Vereadora Profª Cida Souza, a Secretária Municipal de Educação Élvia Sampaio e o Procurador Geral do Município Daniel Quadros.

Aplb

Voltar ao topo