NOTA DA APLB SINDICATO/ JEQUIÉ

Até o momento, a maioria dos professores da Rede Pública de Ensino da Educação Básica, no Município de Jequié, não foram vacinados. Não há como voltar as aulas presenciais se os profissionais da educação e estudantes não forem vacinados em sua totalidade. Quem vai garantir que haverá distanciamento social nas salas de aula? Quem vai monitorar o uso de máscaras de forma permanente? Quem vai assegurar a circulação do ar e a higienização dos banheiros e espaços de lanches e convivência? As salas e banheiros serão ventilados?

Se fosse para retornar com as atividades presenciais nas escolas públicas municipais, atualmente, não se sabe como seria, considerando que a APLB nota a ausência de uma discussão que reafirme um plano sanitário para retorno das aulas presenciais em Jequié, com a antecedência necessária, que garanta a saúde e a vida dos docentes, estudantes e funcionários. Ainda há que se avaliar o Ensino Remoto, que além de estar sobrecarregando os professores e trazendo dificuldades para o acesso dos estudantes às atividades, está tendo a estrutura necessária para acontecer de forma efetiva?

O Ano Continuum Letivo 2020- 2021 em Jequié já iniciou na Rede Estadual e na Rede Municipal de Ensino, de forma remota, modo que tem escancarado a escravidão digital de muitos professores no país. Enquanto isso, o Conselho Municipal de Educação de Jequié possui a responsabilidade de regulamentar esse projeto emergencial. Esperamos que os usuários da educação pública municipal e os professores possam ser ouvidos antes que essa proposta seja aprovada pelo plenário desse órgão mobilizador e tão importante para o debate da educação municipal.

A APLB-Sindicato de Jequié mantém seu posicionamento de que só é possível voltar quando todos os brasileiros estiverem imunizados contra o Coronavírus, conforme a indicação da comunidade científica mundial. Para isso, é preciso que as esferas governamentais (municipal, estadual e federal) apresentem um plano de imunização que atenda a todos/as profissionais da educação. Estamos reivindicando um plano de imunização em Jequié que insira de forma imediata esses profissionais no grupo prioritário, com um calendário de vacinação que não contemple privilégios, mas contemple o mesmo período de vacinação para todos/as com igual condições de acesso.

Volta às aulas de forma segura, só com vacina para todos/as!

Jequié, Abril/2021

Aplb

Voltar ao topo