Com um placar de 7 a 3, o STF decidiu ontem (28) que 1/3 da carga horária de professores da rede pública de ensino seja usado em atividades de planejamento extraclasse.

Com um placar de 7 a 3, o STF votou ontem (28) pela constitucionalidade do parágrafo 4º do art. 2o da Lei do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério Público da Educação Básica  ( 11.738). Com isso, a destinação de, no mínimo, 1/3 da jornada para atividades extraclasse torna-se obrigatória em todas as redes públicas de ensino do país (estados e municípios). A decisão é uma grande vitória para os trabalhadores em Educação e as entidades que os representam.

“Em 2008 garantimos a Lei do Piso, no governo Lula, fruto da intensa mobilização de entidades como a CNTE e a APLB-Sindicato. Esta lei prevê a destinação de 1/3 da jornada para planejamento extraclasse. Ou seja, antes dessa legislação, nós professores da rede pública, que tínhamos 40 horas, precisávamos dar 40 aulas, como é na rede privada hoje. Então, lutamos para que 1/3 da jornada fosse cumprida fora de sala de aula, para ações de planejamento e outras atividades pedagógicas. Em 2011, o governo de Santa Catarina entrou no STF com o pedido de inconstitucionalidade da Lei. A ação foi julgada pela primeira vez naquele ano, com um placar empatado em 5 a 5. O governo federal recorreu da decisão e ontem o Supremo reafirmou, definitivamente, esse direito. Em tempos de pandemia, esta conquista é ainda mais significativa para os trabalhadores (as) e a Educação brasileira, que ganha em qualidade”, destaca Rui Oliveira, coordenador geral da APLB.

Aplb

Um comentário em “Com um placar de 7 a 3, o STF decidiu ontem (28) que 1/3 da carga horária de professores da rede pública de ensino seja usado em atividades de planejamento extraclasse.

  1. Good day! I know this is kinda off topic but I was wondering which blog platform are
    you using for this site? I’m getting fed up of WordPress because I’ve had problems with hackers and I’m looking at alternatives for another platform.
    I would be fantastic if you could point me in the direction of a good
    platform.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo