Jornada Pedagógica: APLB reforça que o reconhecimento profissional é elemento motivador na Educação

A APLB Sindicato de Jequié participou, nesta segunda-feira (20), da mesa de abertura da Jornada Pedagógica 2017. O tema deste ano foi “O compromisso de ensinar com o direito de aprender: sem educar não se avança”. A Conferência de Abertura foi proferida pelo ex-ministro da Educação do governo Dilma, Prof. Dr. Renato Janine Ribeiro, e pelo Secretário Municipal de Educação, Prof. Dr. Roberto Gondim. O evento reuniu centenas de professores da Rede Municipal de Ensino. A Jornada Pedagógica será realizada até o dia 23 de fevereiro.

A diretora Caroline Moraes, em seu discurso, parabenizou o esforço da Secretaria Municipal de Educação para o fortalecimento da matrícula no município, pela nomeação dos professores efetivos para a diretoria geral da maioria das escolas municipais, pela manutenção do Diálogo e acompanhamento da gestão escolar, pela realização do processo seletivo “REDA” no sentido de garantir a normalidade das aulas.

Caroline chamou a atenção para a necessidade de se garantir os direitos dos estudantes com: aulas de qualidade; material didático; escolas seguras e estruturadas para recebê-los; alimentação escolar que atenda às necessidades nutritivas de cada nível de ensino; transporte escolar confortável e seguro. Falou também sobre a motivação dos professores e funcionários no exercício da sua função. “O profissional da educação motivado se torna muito mais criativo, capaz de solucionar problemas, interagir com os estudantes, motivar seus outros colegas e, principalmente, ser feliz em seu trabalho”, afirmou a diretora.

Renato Janine iniciou sua palestra falando sobre o papel do professor, que deve ser o de ensinar, e este está intrinsecamente relacionado a garantia do direito de aprender do estudante; também abordou a inviabilidade de algumas questões com relação ao ensino médio; falou que a escola democrática é aquela que consegue alcançar bons resultados com os estudantes, entre outras questões relevantes para o fortalecimento da educação municipal.

O Secretário Municipal de Educação, professor doutor Roberto Gondim, afirmou que foi iniciado um trabalho que envolve todos os profissionais da educação, o Dia D de Matricula, que serviu para reforçar o número de alunos nas escolas municipais. Explicou sobre o funcionamento de escolas de tempo integral e reforçou que a Escola assume um papel importante de intercambiar saberes, como também valores culturais, morais e, sobretudo, éticos, já legitimados pela sociedade.

O prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira, afirmou que o município tem o dever em oferecer capacitação técnica para os diretores das escolas, pois são eles que vão colocar em prática a execução do planejamento para a educação de Jequié.

A Jornada Pedagógica traz atividades diversificadas para o fortalecimento de práticas educativas e socialização de metodologias que despertem o interesse, a participação e a aprendizagem dos estudantes. Um dos pontos alto da jornada foi a apresentação dos alunos do assentamento Santa Cruz, que cantaram o hino nacional de Jequié, emocionando a platéia. Ao final o Diretor de Projetos da Secretaria de Educação, Renê Souza, falou sobre as Orientações de trabalho coletivo que será realizado no turno vespertino no CEEP.

 

 

Aplb Jequié

Voltar ao topo